Reclamações sobre sabor podre levam Smirnoff Ice a resgatar gosto cítrico

A partir deste mês, começam a chegar às prateleiras a nova versão, feita de saquê

Ivan Finotti
São Paulo

Menos de um ano depois de mudar sua fórmula e incluir fermentado de maçã na receita, a Smirnoff Ice faz nova tentativa de agradar a seus consumidores.

A partir deste mês, começam a chegar às prateleiras a nova versão, feita de saquê (há vodca na receita, mas em uma quantidade não informada).

Desta vez a empresa fará uma campanha avisando os clientes, diferentemente do que aconteceu no fim do ano passado, quando a mudança foi feita na surdina.

As garrafas e latas também vêm com uma roupagem bem diferente da anterior.

Em 2 de fevereiro, a Folha relatou o caso na reportagem “Sem alarde, Smirnoff Ice inclui fermentado de maçã em sua fórmula”, notando que o site Reclame Aqui havia recebido, em quatro meses, 400 reclamações de consumidores citando “sabor estragado” e “sabor podre”, entre outros.

Antes, nos quatro anos anteriores, o site havia registrado apenas 32 ocorrências contra a Smirnoff Ice.

Garrafa de Smirnoff Ice
Após reclamação, Smirnoff Ice deixa receita com fermentado de maçã - Avener Prado/Folhapress

Bem-humorado, o marketing da nova campanha assume as reclamações e leva os xingamentos na esportiva.

 

No YouTube e no Facebook um vídeo conta que a fórmula foi mudada e mostra posts pedindo para tirar “essa maçã podre”, “esse gosto de meia suja” e de “sapato de mendigo”.

O personagem Wilson, apresentado como o provável “único brasileiro que gostou da mudança da fórmula”, explica que o produto seria interrompido e um novo chegaria.

Em uma campanha virtual direcionada para 30 consumidores que mais xingaram, Wilson respondeu diretamente a eles em 30 vídeos exclusivos.

Para esses 30 e mais 1.970 reclamões, a Diageo (empresa que controla a Smirnoff) enviou um kit com uma lata e uma garrafa de presente em casa. Os emails foram coletados no Reclame Aqui, Facebook e SAC da empresa.

“Estamos voltando atrás e estamos trazendo o gosto cítrico que a bebida tinha”, diz o gerente de marketing da Diageo Brasil, João Mattos.

“No ano passado, tínhamos feito testes de consumidor com a nova fórmula e avaliação tinha sido positiva. Mas a reação dos fãs não foi a que se esperava. Há consumidores que gostam tanto da marca que fazem muito barulho. Tivemos um aprendizado aqui.”

Uma dessas consumidoras é Luciellen Marcheu, de Patos de Minas, que há dez meses tinha avaliado a fórmula com fermentado de maçã assim: “Só tomo a Smirnoff Ice, infelizmente seu gosto está completamente diferente. Um gosto de barata e sabão. Superdesapontada com isso. E sou consumidora fiel, porque não sei beber outra coisa”.

Pois ela foi uma das que receberam o kit em casa e o vídeo de Wilson por email.

Marcheu é tão fã da bebida que aguardou seu aniversário, no sábado (15), para experimentar a novidade com saquê: “Aprovadíssima. Mas muito boa mesmo, mais azedinha e sem aquele gosto horroroso”.

Em outubro, conta Mattos, começa uma campanha publicitária. Mas e a vodca? Por que a Smirnoff Ice segue sem a vodca como elemento principal?

“A Smirnoff é uma marca, não necessariamente uma vodca. Temos sidra em outros mercados, por exemplo. É mais uma chancela. Como a Nike, que começou fazendo tênis, mas hoje faz roupas e relógios”, diz.

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