Samsonite avisa varejistas que tarifa de Trump elevará preços

Impostos atingirão mais de US$ 3 bi em bagagens e malas de viagem que os EUA importam da China

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Nova York | Bloomberg

A guerra comercial bateu à porta de Sun Y. Park no dia em que uma carta da Samsonite International foi entregue em sua loja de malas e artigos de couro em Manhattan.

Na carta, datada de 13 de agosto, a presidente da Samsonite North America, Lynne Berard, notificou aos clientes atacadistas que um aumento de preço de 10% seria iminente se os EUA aplicassem mais tarifas sobre os produtos chineses - uma medida que vem sendo uma ameaça há meses e que agora entrará em vigor no dia 24 de setembro. Os impostos atingirão mais de US$ 3 bilhões (R$ 12,3 bilhões) em bagagens e malas de viagem que os EUA importam da China.

 
 
 

O presidente dos EUA, Donald Trump, tomou na noite de segunda-feira (17) a decisão de aplicar uma tarifa de 10% sobre cerca de US$ 200 bilhões (R$ 826 bilhões) em bens chineses e a tarifa será elevada a 25% no ano que vem. Por causa dos novos impostos, o setor do varejo deverá se preparar para o impacto.

Embora os compradores não tenham sido alcançados pelas tarifas anteriores que afetaram os preços do aço, do alumínio e de outros bens, a nova rodada incluirá mais produtos que os americanos compram diretamente.

"Simplesmente não consideramos que as tarifas sejam a abordagem certa", disse Jon Gold, vice-presidente da cadeia de abastecimento e de política alfandegária da National Retail Federation, em entrevista na segunda-feira, antes de as tarifas serem anunciadas. "Certamente de agora em diante existe preocupação com o impacto das tarifas: essas tarifas são pagas pelas empresas dos EUA e depois são repassadas ao consumidor."

O escopo mais amplo das tarifas mais recentes faz com que as mercadorias, que vão de bolsas a capas de chuva e geladeiras, provavelmente comecem a custar mais caro para os consumidores americanos.

Pastas, malas de viagem e sacolas esportivas também enfrentarão impostos. As marcas da Samsonite, como as mochilas High Sierra e as malas American Tourister, provavelmente aumentarão de preço, segundo a carta.

A Samsonite está pronta para agir, com um aumento de preço de 10% nas novas remessas a partir ou depois da data em que as tarifas entrarem em vigor, de acordo com a carta. Os aumentos nas encomendas de estoques armazenados começarão 30 dias após essa data. A empresa preferiu não comentar a carta e seus planos de preços.

A incerteza em torno das tarifas complicou os negócios das empresas de bens de consumo, como a Samsonite. Em uma entrevista em agosto à Bloomberg, o CEO Kyle Francis Gendreau disse que a empresa vem transferindo a produção da China e diversificando-se em relação ao país como parte de uma estratégia de longo prazo não relacionada às tarifas. A Samsonite informou que fabrica dois terços de seus produtos na China.

Gendreau admitiu que o processo de prever possíveis tarifas causou dores de cabeça tanto para a empresa quanto para seus fornecedores, porque era impossível saber quando - ou se - as tarifas entrariam em vigor.
"Tudo isso é uma loucura, não é?", disse ele em uma entrevista no mês passado. "É assim, um dia tem, outro dia não tem."

 
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