Volkswagen enfrentará ação coletiva na Alemanha por escândalo do diesel

Organização de proteção dos direitos do consumidor busca indenização para cerca de 2 milhões de proprietários de carros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim | Reuters

A Volkswagen enfrentará outra ação coletiva por ter manipulado testes de emissões de diesel, desta vez em casa, quando a Alemanha introduzir uma nova legislação em novembro.

A Vzbv, organização estatal de proteção dos direitos do consumidor, informou nesta quarta-feira (12) que conduzirá um trabalho pioneiro com o ADAC, grupo de lobby de motoristas, ao entrar na justiça por conta dos danos causados aos proprietários de veículos.

A ação coletiva tornou-se possível, após o governo alemão aprovar um projeto de lei em maio que permitirá a organizações de proteção ao consumidor litigar em nome dos consumidores que representa, evitando os elevados custos judiciais que podem desencorajar as pessoas a entrar na justiça.

A Vzbv informou que pretendia mostrar que proprietários de veículos das marcas VW, Audi, Skoda e Seat com motores a diesel do tipo EA 189 foram intencionalmente prejudicados com o uso pela Volkswagen de software para trapacear testes de emissões.

A Volkswagen disse que a possibilidade não mudava sua visão de que não havia base legal para os consumidores fazerem reclamações relacionadas à questão do diesel na Alemanha.

A Vzbv informou que buscava indenização para cerca de 2 milhões de proprietários de carros movidos a diesel que não eram ecologicamente amigáveis como VW alegava serem no momento da compra.

Em 2015, a VW admitiu o uso ilegal de dispositivos de controle em motores para trapacear os testes de emissões nos EUA.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.