A 28ª edição da Folha Top of Mind será publicada na próxima quarta-feira (31). Ela irá trazer um número recorde de 194 páginas. Maior revista de circulação nacional já produzida pela Folha, a publicação virá gratuitamente com o jornal.
Considerada uma das maiores pesquisas de lembrança de marca do mundo, a Folha Top of Mind vai apresentar nomes dos campeões em 61 categorias de produtos e serviços, como sistema de transporte, companhia aérea e entrega de encomenda. Entre as marcas, a que representa o Brasil, a escolhida pelo público masculino e feminino, assim como a marca de inovação.
A Folha Top of Mind é baseada em pesquisa do Instituto Datafolha feita em 199 municípios, distribuídos em todos os estados e no Distrito Federal.
Para descobrir os nomes das marcas mais lembradas pelos brasileiros, 297 profissionais estiveram envolvidos no estudo. Os pesquisadores percorreram o país de avião, ônibus, carro, barco, moto-táxi e a pé.
Os resultados foram coletados entre os dias 30 de julho e 9 de agosto. Ao todo, 6.670 brasileiros, entre homens e mulheres a partir dos 16 anos, foram entrevistados.
Os pesquisadores fizeram uma série de perguntas, como a mais conhecida: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?”
Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, afirma que a importância da consulta pode ser definida pelo seu alcance.
“O resultado representa o total dos consumidores do país, de todas as classes socioeconômicas.” O longo período em que o levantamento é feito —desde 1991— também permite analisar influências de diversos ambientes do Brasil: político, econômico, social e tecnológico, por exemplo.
“A Folha Top of Mind é a base dos estudos de saúde de marca”, diz ele.
A publicação que circula junto com a Folha também trará reportagens especiais, artigos de empresários e entrevistas com representantes do segmento publicitário. Na versão online, a edição 2018 contempla ainda cinco videorreportagens feitos em Fortaleza (CE), Manaus (AM), Florianópolis (SC), Concórdia (SC) e no ABC paulista.
O leitor poderá acompanhar o material completo no site da publicação (folha.com/top-of-mind), que entra no ar nesta terça-feira (30), às 22h. Bastidores das principais agências de publicidade também podem ser vistos em Instagram.com/folhatopofmind.
Exclusiva para convidados, a entrega do prêmio está prevista para começar às 19h30 desta terça, no Tom Brasil, zona sul de São Paulo.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.