28ª Folha Top of Mind oferecerá uma edição recorde

Para descobrir marcas mais lembradas pelos brasileiros, pesquisadores do Datafolha percorreram todo o país

São Paulo

A 28ª edição da Folha Top of Mind será publicada na próxima quarta-feira (31). Ela irá trazer um número recorde de 194 páginas. Maior revista de circulação nacional já produzida pela Folha, a publicação virá gratuitamente com o jornal.

Considerada uma das maiores pesquisas de lembrança de marca do mundo, a Folha Top of Mind vai apresentar nomes dos campeões em 61 categorias de produtos e serviços, como sistema de transporte, companhia aérea e entrega de encomenda. Entre as marcas, a que representa o Brasil, a escolhida pelo público masculino e feminino, assim como a marca de inovação.

Campanhas famosas conservam lembrança de Qualy e Sadia
Campanhas famosas conservam lembrança de Qualy e Sadia - Divulgação

A Folha Top of Mind é baseada em pesquisa do Instituto Datafolha feita em 199 municípios, distribuídos em todos os estados e no Distrito Federal.

Para descobrir os nomes das marcas mais lembradas pelos brasileiros, 297 profissionais estiveram envolvidos no estudo. Os pesquisadores percorreram o país de avião, ônibus, carro, barco, moto-táxi e a pé.

Os resultados foram coletados entre os dias 30 de julho e 9 de agosto. Ao todo, 6.670 brasileiros, entre homens e mulheres a partir dos 16 anos, foram entrevistados. 

Os pesquisadores fizeram uma série de perguntas, como a mais conhecida: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?”

Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, afirma que a importância da consulta pode ser definida pelo seu alcance. 

“O resultado representa o total dos consumidores do país, de todas as classes socioeconômicas.” O longo período em que o levantamento é feito —desde 1991— também permite analisar influências de diversos ambientes do Brasil: político, econômico, social e tecnológico, por exemplo.

“A Folha Top of Mind é a base dos estudos de saúde de marca”, diz ele.

A publicação que circula junto com a Folha também trará reportagens especiais, artigos de empresários e entrevistas com representantes do segmento publicitário. Na versão online, a edição 2018 contempla ainda cinco videorreportagens feitos em Fortaleza (CE), Manaus (AM), Florianópolis (SC), Concórdia (SC) e no ABC paulista.

O leitor poderá acompanhar o material completo no site da publicação (folha.com/top-of-mind), que entra no ar nesta terça-feira (30), às 22h. Bastidores das principais agências de publicidade também podem ser vistos em Instagram.com/folhatopofmind.

Exclusiva para convidados, a entrega do prêmio está prevista para começar às 19h30 desta terça, no Tom Brasil, zona sul de São Paulo. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.