Descrição de chapéu Eleições 2018

Bolsonaro admite chance de manter Ilan Goldfajn no Banco Central

Candidato elogia Trump e diz que 'ele quer a América grande e eu quero o Brasil grande também'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro,  não descartou neste sábado (20)  a possibilidade de manter o atual presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, se for eleito.

O candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL)
O candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) - Ricardo Moraes - 11.out.18/Reuters

“Não sei se ele vai ser mantido, mas o que está dando certo você tem que continuar e não vou dizer que tudo está errado no governo Temer”, disse Bolsonaro a jornalistas, no intervalo das gravações do programa de TV no Rio, acrescentando que a escolha para o BC será feita com o economista Paulo Guedes, seu escolhido para ser ministro da Economia.

Reportagem da Bloomberg desta semana revelou que Ilan vem se preparando para deixar o cargo no fim deste ano. O BC informou que não comentaria a notícia.

TRUMP

Bolsonaro voltou a defender uma nova política externa para o Brasil, no sentido de um distanciamento de países como Cuba e Venezuela, e elogiou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Ele quer a América grande e nós também queremos o Brasil. Ele reduziu carga de impostos e muitos criticaram mas isso gerou emprego”, afirmou Bolsonaro.

“Eu gosto muito dele e nunca neguei, ou querem que eu admire o [presidente venezuelano, Nicolás] Maduro ou governo cubano”, questionou o candidato do PSL.

Sem dar detalhes, Bolsonaro afirmou que esteve esta semana com o embaixador de Israel esta semana. 

"Eles querem colaborar conosco. Eles confiam em mim e eu confio neles", disse.

REELEIÇÃO

Promessa frequente entre candidatos à Presidência, Bolsonaro afirmou que vai trabalhar pelo fim da reeleição se for eleito no próximo dia 28.

"O que eu pretendo fazer, tenho conversado com o Parlamento também, é fazer uma excelente reforma política para acabar com o instituto da reeleição, que no caso começa comigo, se eu for eleito."

​Ele disse ainda que o nome do astronauta Marcos Pontes está "quase certo" para comandar o Ministério de Ciência e Tecnologia. 

Ao ser questionado sobre a possibilidade de a Comunicação se fundir com a Educação, ele disse que essa poderia ser uma boa ideia.

Sobre a denúncia de que empresários teriam se mobilizado para uma onda de mensagens em redes sociais em seu favor e contra o petista Fernando Haddad, Bolsonaro afirmou que “não tem nada a ver com isso”.

“Eu não preciso de fake news”, disse.

Com a Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.