Descrição de chapéu Financial Times

Fecha o lendário mercado de peixes Tsukiji, em Tóquio

Venda atacadista no centro do complexo sustentava um segundo anel externo de restaurantes e lojas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Financial Times

O rugido das serras usadas para cortar atuns, o zumbido dos carrinhos elétricos e a conversa constante dos peixeiros –tudo isso se calará no sábado, quando o lendário mercado de peixes Tsukiji, em Tóquio, fechará as portas definitivamente.

Uma semana mais tarde, o mercado conhecido como "a cozinha do Japão" estará de novo em funcionamento na sua nova sede, um austero hangar de concreto em Toyosu, a dois quilômetros da sede original, do outro lado da baía.

O mercado Tsukiji é um símbolo do comércio mundial de alimentos, o lar da culinária japonesa e uma das mais populares atrações turísticas de Tóquio. Sua atmosfera rústica, definida como "shitamachi" [centro da cidade], exemplifica uma Tóquio mais velha que vem desaparecendo, substituída por torres reluzentes.

Vendedores de frutos do mar frescos e secos no mercado de Tsukiji, em Tóquio
Vendedores de frutos do mar frescos e secos no mercado de Tsukiji, em Tóquio - Toshifumi Kitamura/AFP

O fechamento do mercado –e a abdicação do imperador Akihito no ano que vem– resultou em um momento de introspecção e nostalgia em uma nação que em geral adota o novo rapidamente.

"Tsukiji está muito sintonizado às sutilezas da cultura alimentar japonesa, às representações de identidade cultural nacional que envolvem a culinária", escreveu Theodore Bestor, antropólogo da Universidade Harvard na introdução a um livro que ele lançou em 2004 e ajudou a difundir a fama de Tsukiji.

"Mas esse também é o mercado que propele o setor pesqueiro mundial", escreveu Bestor. "Dos mergulhadores que buscam ouriços do mar no Maine aos criadores de camarões da Tailândia. Dos pescadores japoneses no Oceano Índico aos criadores croatas de atuns no Mar Adriático".

Inaugurado em 1935, o mercado de estrutura precária processa milhares de toneladas de peixes provenientes de todo o mundo, a cada dia, e despacha seus produtos aos sushi chefs mais exigentes do planeta.

Sua estrutura única –sete atacadistas centrais vendem peixes a diversos especialistas, que por sua vez preparam os produtos para venda aos restaurantes e lojas– fez do mercado um teatro dos frutos do mar.
Turistas sonolentos formavam fila no começo da manhã para assistir aos leilões de atuns, antes de um café da manhã com sushi.

O mercado atacadista no centro do complexo sustentava um segundo anel externo de restaurantes e lojas. Esses estabelecimentos ficarão em Tsukiji quando os atacadistas se mudarem para Toyosu, o que dará aos turistas a escolha de visitar um mercado, os dois ou nenhum.

O consumo de peixe está caindo no Japão, com o envelhecimento da população e a opção dos mais jovens pelo consumo de carne bovina, mas Tóquio continua a ser a capital mundial da gastronomia, com duas vezes mais estrelas do guia Michelin do que qualquer outra cidade.

O novo mercado em Toyosu talvez jamais venha a se equiparar à mística do Tsukiji. Mas algumas coisas jamais mudarão. Como aponta Hiroyasu Ito, presidente da associação do mercado nós continuaremos a trabalhar aqui. Esse lado humano não vai desaparecer. Continuaremos iguais.
 
Tradução de PAULO MIGLIACCI

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.