Gita Gopinath é 1ª mulher a ocupar posto de economista-chefe do FMI

Professora de Harvard foi indicada por Christine Lagarde e substituirá Maurice Obstfeld

Danielle Brant
Nova York

A diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, apontou nesta segunda-feira (1º) a indiana Gita Gopinath, 46, como nova economista-chefe do órgão. É a primeira vez que uma mulher ocupa o posto.

Gopinath substituirá Maurice Obstfeld, que, em julho, anunciou que se aposentaria no final deste ano. Atualmente, Gopinath atua como professora do Instituto John Zwaanstra de Estudos Internacionais e Economia na universidade Harvard.

0
Gita Gopinath é a primeira mulher a ocupar o posto de economista-chefe do FMI - Benedikt von Loebell/Economic Forum

Em comunicado, Lagarde qualifica Gita como uma das economistas mais “excepcionais” do mundo, com credenciais acadêmicas impecáveis, um registro comprovado de liderança intelectual e uma extensa experiência internacional.

“Tudo isso torna ela excepcionalmente bem-colocada para liderar nosso departamento de pesquisas nessa conjuntura importante. Estou encantada em nomear uma figura tão talentosa como nossa economista-chefe”, afirmou a diretora-gerente do FMI.

Gopinath é coeditora da revista acadêmica American Economic Review e codiretora do programa de finanças e macroeconomia do NBER (escritório nacional de pesquisa econômica, na sigla em inglês).

A indiana é autora de cerca de 40 artigos de pesquisa sobre temas como taxas de juros, comércio e investimento, crises financeiras internacionais e em mercados emergentes e política monetária, entre outros.

A nova economista-chefe do FMI nasceu e cresceu na Índia, mas possui cidadania americana. Ela recebeu seu pós-doutorado em economia da universidade Princeton em 2001, mesmo ano em que começou a trabalhar na universidade de Chicago como professora assistente. Em 2005, trocou o centro de ensino por Harvard.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.