Mulher acusa Facebook de comércio sexual

Americana diz ter sido estuprada por cafetão que se passou por amigo; empresa não se pronuncia

Houston | Reuters

Uma mulher do Texas, que afirma ter sido vítima de estupro, espancamento e tráfico sexual aos 15 anos por um cafetão que se passou por um amigo no Facebook, entrou com ação judicial contra a rede social.
Ela argumenta que os executivos da empresa sabiam que menores de idade estavam sendo atraídos para o comércio sexual por meio da plataforma.

A mulher, identificada apenas por um nome fictício nos documentos judiciais apresentados na segunda-feira (2), também acusou o site de classificados Backpage.com --que foi fechado-- e seus fundadores.
Procurados, o Facebook e os advogados do Backpage e dos ex-funcionários do site citados no processo não se pronunciaram.

Americana acusa Facebook por não ter feito o suficiente para verificar a identidade de homem que teria estuprado americana - AFP

De acordo com a ação judicial, a mulher iniciou uma amizade virtual pela rede de Mark Zuckerberg em 2012 com um usuário que aparentemente tinha muitas informações sobre seus amigos "da vida real".

O homem enviou mensagens pela rede social para a vítima, de acordo com documentos do processo a que a agência de notícias Reuters teve acesso.

A acusação alega que em um dado momento o traficante se ofereceu para consolar a mulher, depois de uma discussão que ela teve com sua mãe.

Após buscá-la em sua casa, ele a espancou, estuprou e tirou fotos que publicou no Backpage.

O processo diz que o Facebook não fez o suficiente para verificar a identidade do usuário em questão.

A ação judicial também afirma que a vítima nunca foi alertada sobre o fato de que traficantes sexuais operavam na rede social.

Os advogados de acusação, David Harris e Louise Cook, do escritório Sico Hoelscher Harris, não se pronunciaram sobre o assunto.

O Backpage teve suas operações encerradas pelas autoridades neste ano após uma investigação do

Departamento de Justiça dos Estados Unidos sob alegações de que o site era usado principalmente para comércio sexual.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.