Netflix ganhou 6,96 milhões de novos assinantes no último trimestre

Com o crescimento, o número de usuários chega a 137 milhões em todo o mundo

Shalini Ramachandran
Washington | The Wall Street Journal

A Netflix excedeu as expectativas de conquista de novos assinantes, no terceiro trimestre, e reportou forte crescimento em sua base de usuários em mercados internacionais, enquanto continua a investir pesadamente na oferta mundial de programação.

As ações da Netflix subiram mais de 13% depois do fechamento dos mercados, por conta da alta no número de assinantes. Nesta terça, as ações fecharam US$ 364,40, com avanço de 4%, em meio a uma alta mais ampla do mercado.

Manter um ritmo acelerado de conquista de novos usuários é crucial para que a Netflix possa continuar cobrindo o custo crescente de seu conteúdo.

0
Logo da Netflix na tela da TV - Reuters

A empresa anunciou que planeja contabilizar despesas de até US$ 8 bilhões com conteúdo este ano. Os analistas estimam que ela gastará até US$ 4 bilhões a mais este ano em programas e filmes que serão lançados no futuro, levando seus gastos totais com conteúdo a cerca de US$ 12 bilhões, o que deixa muito para trás rivais como a Amazon e a HBO.

No terceiro trimestre, a Netflix conquistou 6,96 milhões de novos assinantes, em todo o planeta, superando sua projeção de cinco milhões de novos assinantes no período, anunciada em julho, e a previsão de 5,18 milhões de novos assinantes obtida pela FactSet em suas pesquisas. Os novos usuários elevam a base mundial de assinantes da Netflix a 137 milhões de contas.

O crescimento superior ao esperado surge depois que a Netflix obteve um milhão de usuários novos a menos do que esperava no segundo trimestre. O desempenho desapontou os investidores, causando uma onda de venda de ações da empresa depois que ela anunciou o resultado daquele período.

A empresa reportou lucro de US$ 403 milhões no terceiro trimestre, ou cerca de US$ 0,89 por ação, ante US$ 129,6 milhões, ou US$ 0,29 por ação, no período em 2017. Os analistas previam lucro de US$ 0, 68  por ação, de acordo com a FactSet.

As vendas cresceram em 34% no trimestre, ante o período em 2017, para US$ 4 bilhões, em linha com a previsão dos analistas. As receitas internacionais com streaming subiram em 49% para US$ 1,97 bilhão, e as vendas no mercado dos Estados Unidos subiram em 25%, para US$ 1,94 bilhão.

No trimestre, a Netflix conquistou 5,9 milhões de assinantes novos no exterior e 1,1 milhão nos Estados Unidos. A empresa previa conquistar 4,35 milhões de assinantes fora do país e 650 mil assinantes nacionais no trimestre,

A Netflix anunciou que calcula que vá conquistar 9,4 milhões de assinantes no quarto trimestre, 13% acima dos 8,3 milhões registrados um ano atrás. Os analistas previram 8,25 milhões de novos assinantes, de acordo com a FactSet.

Alguns analistas de Wall Street vêm se prevenindo em relação à concorrência crescente que o setor verá no futuro, já que a AT&T e a Disney devem lançar em 2019 serviços de streaming que concorreriam com os da Netflix. A Apple também está planejando um serviço por assinatura que incluiria programação original.

"Além da concorrência atual da Amazon, Hulu e outros, acreditamos que o poder presumido da Netflix para ditar preços venha a se tornar mais limitado", afirmou William Power, da Baird Equity Research, em nota de pesquisa divulgada antes do anúncio de resultados da Netflix. "Isso por sua vez limitará a capacidade da empresa para cobrir a alta de custo de seu conteúdo".

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.