Propaganda zombando dos abacates é banida no Reino Unido

Publicidade aconselhava os clientes a comer sanduíche de bacon e ovo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | AFP

Uma propaganda de rádio da rede britânica de cafeterias Costa foi banida do país por zombar dos abacates, aconselhando os clientes a comer um bom sanduíche de bacon e ovo.

"Há muito a ser dito em defesa dos abacates que amadurecem em casa", dizia o anúncio. "Eles vão estar duros como um pedaço de madeira durante os primeiros 18 dias, 3 horas e 20 minutos e, então, prontos para comer por 10 minutos, e depois disso estragam".

Alguns ouvintes reclamaram da propaganda, considerando o argumento difamatório e capaz de desencorajar o consumo de frutas e vegetais frescos.

Mãos cortam abacates
Ouvintes reclamaram de publicidade que diz que abacate estraga rapidamente - Folhapress

A rede Costa Coffee assegura que seu argumento se centrava no que chamou de delicado problema do amadurecimento do abacate e que não sugeria aos ouvintes que escolhessem entre dois tipos de café da manhã.

Mas a autoridade britânica de regulação da publicidade (ASA) deu razão aos queixosos, considerando que mesmo com um tom leve, a publicidade sugere que abacates são uma má escolha para o café da manhã, enquanto um sanduíche de bacon ou ovos seria uma alternativa melhor, desencorajando assim a escolha da fruta.

Como resultado, a publicidade foi proibida. A ASA exigiu que a Costa Coffee garanta que seus anúncios não incentivem maus hábitos alimentares nem deponham contra práticas alimentares saudáveis.

Loja da Costa Coffee em Londres
Propaganda da rede britânica de cafeterias Costa foi banida do país por zombar dos abacates - Justin Tallis/AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.