Uma propaganda de rádio da rede britânica de cafeterias Costa foi banida do país por zombar dos abacates, aconselhando os clientes a comer um bom sanduíche de bacon e ovo.
"Há muito a ser dito em defesa dos abacates que amadurecem em casa", dizia o anúncio. "Eles vão estar duros como um pedaço de madeira durante os primeiros 18 dias, 3 horas e 20 minutos e, então, prontos para comer por 10 minutos, e depois disso estragam".
Alguns ouvintes reclamaram da propaganda, considerando o argumento difamatório e capaz de desencorajar o consumo de frutas e vegetais frescos.
A rede Costa Coffee assegura que seu argumento se centrava no que chamou de delicado problema do amadurecimento do abacate e que não sugeria aos ouvintes que escolhessem entre dois tipos de café da manhã.
Mas a autoridade britânica de regulação da publicidade (ASA) deu razão aos queixosos, considerando que mesmo com um tom leve, a publicidade sugere que abacates são uma má escolha para o café da manhã, enquanto um sanduíche de bacon ou ovos seria uma alternativa melhor, desencorajando assim a escolha da fruta.
Como resultado, a publicidade foi proibida. A ASA exigiu que a Costa Coffee garanta que seus anúncios não incentivem maus hábitos alimentares nem deponham contra práticas alimentares saudáveis.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.