Descrição de chapéu Agora

Receita paga nesta segunda restituição para 2,5 milhões de contribuintes

Quinto lote começou a ser liberado no fim de semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Agora

O dinheiro da restituição do Imposto de Renda para quem entrou no quinto lote cairá nesta segunda-feira (15) Na conta de 2,5 milhões de contribuintes.

Alguns deles já receberam o dinheiro no fim de semana.

Quem não recebeu deve conferir se houve algum problema com a conta-corrente e se a restituição foi realmente liberada.

A Receita Federal informou que incluiu neste lote todas as declarações transmitidas até o dia 28 de abril, a dois dias do prazo final.

Do IR deste ano, os 2,5 milhões de contribuintes recebem R$ 3,157 bilhões.

A restituição do imposto é, na prática, a devolução do que o contribuinte acabou pagando a mais no ano anterior (ano-base 2017).

Segundo a Receita, quem não recebeu o dinheiro nesta segunda deve ir pessoalmente a uma agência do Banco do Brasil ou entrar em contato pelos telefones 4004-0001, nas capitais; 0800-729-0001, nas demais cidades; e 0800-729-0088 (somente para deficientes auditivos).

Nesse contato, o contribuinte vai agendar o crédito em uma conta-corrente ou poupança. Esse passo a passo vale também para quem encerrou a conta informada na declaração e agora precisa incluir o novo destino do dinheiro.

Com o dinheiro da restituição, o mais recomendado é o contribuinte colocar a vida financeira em dia, eliminando dívidas que tenham juros altos.

Quem está com as contas pagas pode começar a avaliar a possibilidade de iniciar um investimento, como a caderneta de poupança ou títulos do Tesouro Direto. Neste último, é necessário contratar uma administradora.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.