Descrição de chapéu Financial Times

Sony define sucessor do PlayStation 4

Setor especula sobre o fim dos consoles de videogames tradicionais

Kana Inagaki, Leo Lewis e Lionel Barber
Tóquio | Financial Times

O presidente da Sony confirmou que a companhia está trabalhando em um sucessor para o PlayStation 4, em um momento de crescente especulação sobre se os consoles de videogames tradicionais têm futuro.

"A esta altura, o que posso dizer é que é necessário ter um hardware de próxima geração", disse Kenichiro Yoshida, em entrevista ao Financial Times. Ele se recusou a confirmar formalmente que o futuro console da Sony levará o nome "PlayStation 5".

Os coment√°rios dele surgiram em meio a um debate cada vez mais intenso sobre como a Sony deveria lidar com a alta espetacular do mercado de games para smartphones, que j√° movimenta US$ 70 bilh√Ķes ao ano, e a mudan√ßa de h√°bitos de seus clientes, ao preparar os est√ļdios de videogames e o mercado mundial para um sucessor do PS4.

Playstation 4 Pro
Playstation 4 Pro, lançado em 2016 nos EUA - Divulgação/Sony

Houve rumores no setor de que a Sony poderia estar planejando um tablet que se conectaria a m√ļltiplos aparelhos, agora que o streaming online de jogos est√° se tornando mais comum e a empresa busca criar sinergia ainda maior entre sua divis√£o de jogos e sua divis√£o de cinema.

Na segunda-feira, a Microsoft anunciou que iniciaria no ano que vem os testes p√ļblicos do Project xCloud, para permitir que os jogadores acessem games em plataformas diferentes. "O teste vai ser realizado em aparelhos (celulares, tablets) acoplados a um controller sem fio do Xbox via Bluetooth, e ser√° poss√≠vel jogar usando controles de toque", disse Kareem Choudhry, vice-presidente de jogos via nuvem da Microsoft, em um post no site da empresa.

A Sony tamb√©m demorou a aproveitar o potencial cada vez maior dos esportes eletr√īnicos, um mercado que gira em torno de uma audi√™ncia mundial de 167 milh√Ķes de pessoas, que assistem online a streams de v√≠deo que mostram profissionais de alto n√≠vel jogando games eletr√īnicos.

Analistas do setor acreditam que a Sony esteja √°vida por retificar esse equ√≠voco em seu novo console, ao garantir que suas m√°quinas tenham pot√™ncia suficiente para transmitir os principais eventos de esportes eletr√īnicos.

A Sony Interactive Entertainment, a divis√£o da companhia que responde pelo PlayStation, anunciou estar considerando diversas op√ß√Ķes para refor√ßar sua posi√ß√£o nos esportes eletr√īnicos, que ela v√™ como forma efetiva de encorajar os usu√°rios a dedicar mais tempo aos games e para refor√ßar o papel social dos games.

Pessoas no segmento de produ√ß√£o de jogos que conhecem os planos da Sony para o futuro console disseram que as indica√ß√Ķes iniciais eram de que ele talvez n√£o represente um rompimento radical com o PS4, e que a arquitetura fundamental seria semelhante.

"A Sony provavelmente vai querer usar a bem sucedida plataforma PS4 pelo máximo de tempo possível", disse Kazunori Ito, analista da Ibbotson Associates Japan, uma empresa de pesquisa.

Desde que o PS4 chegou ao mercado, em 2013, vendeu mais de 80 milh√Ķes de unidades, e se tornou o console de vendas mais r√°pidas na hist√≥ria da Sony.

Os especialistas em games dizem que seria prematuro para a Sony abandonar os consoles e trocá-los pelos jogos em nuvem, quando o PS4 chegar ao final de seu ciclo, porque isso a tiraria dos mercados que não terão conectividade de dados 5G de próxima geração para baixar os games via internet.

Mas os analistas ainda assim detectam uma mudança no balanço interno da Sony, cujos executivos agora precisam se adaptar a um mercado que muda rapidamente, em lugar de controlá-lo de cima abaixo.

Como parte dessa virada, a empresa recentemente sinalizou que abriria o imensamente popular game Fortnite Battle Royale para que os jogadores do Sony PS4 possam enfrentar jogadores em outras plataformas. A decisão representaria uma mudança radical para a Sony, que antes insistia em que games fossem jogados exclusivamente em sua plataforma, a fim de garantir a qualidade da experiência de jogo.

"Hoje, as comunidades em torno de certos jogos evolu√≠ram a tal ponto que experi√™ncias em m√ļltiplas plataformas podem representar valor adicionado significativo para os jogadores", escreveu recentemente John Kodera, que comanda os neg√≥cios da divis√£o PlayStation da Sony, no blog da companhia. "Isso representa uma grande mudan√ßa de normas para a SIE".
 
Tradu√ß√£o de PAULO MIGLIACCI 
 

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