ANP libera unidade da Replan atingida por incêndio; outras 2 seguem fechadas

Maior refinaria da Petrobras teve produção interrompida após incêndio em agosto

São Paulo | Reuters

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) desinterditou na véspera uma das três unidades da Replan, da Petrobras, atingidas por um incêndio em agosto, de acordo com comunicado divulgado pela reguladora.

A unidade desinterditada foi a U-220A, de craqueamento catalítico, já que a petroleira atendeu todas as exigências feitas pela autarquia, que continua com o processo de investigação acerca do incidente.

Conforme a ANP, as outras duas unidades afetadas pelo fogo, a U-200, de destilação atmosférica, e a U-683, de tratamento de águas ácidas, permanecem interditadas.

Uma explosao seguida de um incendio atingiu a Replan, a maior refinaria da Petrobras, em Paulinia, em agosto de 2018
Uma explosao seguida de um incendio atingiu a Replan, a maior refinaria da Petrobras, em Paulinia, em agosto de 2018 - TV Globo/Reprodução

Maior refinaria da Petrobras, a Replan teve toda a produção interrompida após um incêndio de grandes proporções em agosto, sem registro de vítimas.

O problema levou a estatal a importar diesel e querosene de aviação para compensar a parada da refinaria, disse um executivo à época.

A retomada das atividades na Replan ocorreu ainda em agosto, menos nas unidades interditadas pela ANP. A expectativa da companhia é que de 100% da capacidade da refinaria esteja restabelecida em janeiro.

Com produção correspondente a aproximadamente 20% de todo o refino de petróleo no Brasil, a Replan tem capacidade para processar 69 mil metros cúbicos por dia, o equivalente a 434 mil barris, de acordo com informações no site da empresa.

Procurada para comentar o assunto, a Petrobras não respondeu de imediato.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.