BNDES confirma leilão de distribuidora da Eletrobras apesar de revés na Justiça

Justiça do Rio anulou assembleia da Eletrobras que aprovava venda das empresas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro | Reuters

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) mantém para a próxima semana o leilão de privatização da distribuidora de energia da Eletrobras no Amazonas, apesar de uma decisão judicial desfavorável no início da semana, disse o presidente da instituição, Dyogo Oliveira, nesta quinta-feira (22).

"Sim, está confirmado", afirmou ele a jornalistas em evento na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

A 49ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro decidiu tornar sem efeito a 170ª assembleia geral extraordinária da Eletrobras, ocorrida em fevereiro deste ano, que votou pela venda das distribuidoras de energia da estatal.

O caso ocorre após a Eletrobras ter realizado a venda de quatro de suas distribuidoras neste ano.

Restam para ser privatizadas as unidades de Amazonas, cujo leilão está previsto para o próximo dia 27, e a de Alagoas, com processo suspenso por decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal.

Questionado sobre como o leilão poderia ocorrer mesmo com o mais recente revés na Justiça e sem a aprovação do projeto de lei que daria mais segurança jurídica aos interessados, Oliveira preferiu não comentar.

Em nota, a assessoria de imprensa do BNDES disse que o certame está mantido: "Não há mudança de data no leilão".

Uma pessoa da Eletrobras, que preferiu não se idenfiticar, também disse que a expectativa é de que o leilão ocorra na data prevista. A expectativa é que a decisão desfavorável seja revertida até a data do certame. 

Ela destacou que mesmo com tantas dificuldades, a Amazonas Energia ainda é um ativo interessante, uma vez que há oportunidade para empresas interessadas em melhorar a gestão da distribuidora, altamente deficitária.

"Se não comprar agora, vai ter de esperar a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) fazer um novo leilão. Demora e terá de arrumar ela para vender", concluiu.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.