Após sete meses, conta de luz ficará sem tarifa extra

Com bandeira, não haverá cobrança adicional devido a dificuldades na produção de energia

São Paulo | Reuters e Agência Brasil

O consumidor de energia elétrica terá mais um alívio no bolso em dezembro. Depois de a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) adotar uma sobretaxa mais barata na conta em novembro, neste mês ela será zerada.

O órgão regulador de energia anunciou nesta sexta-feira (30) a volta da bandeira verde, que havia vigorado pela última vez em abril.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para que a Aneel possa compensar o custo maior da energia durante os períodos de estiagem, quando há necessidade de ativar usinas termelétricas, de custo mais elevado.

Conforme a agência reguladora, apesar de os reservatórios ainda apresentarem níveis reduzidos, a expectativa é que a estação chuvosa continue promovendo elevação do nível de produção de energia pelas usinas hidrelétricas.

Em maio, com o fim das chuvas, entrou em vigor a bandeira amarela, que adiciona à conta de luz R$ 1 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. Nos cinco meses seguintes, o consumidor foi punido com a sobretaxa máxima, a da bandeira vermelha nível 2, que acresce R$ 5 a cada 100 kWh na tarifa.

O alívio começou em novembro, com a volta da bandeira amarela. Com o barateamento da energia elétrica, somado à redução nos preços dos combustíveis, analistas não descartam a possibilidade de o país ter registrado deflação em novembro, no índice oficial (IPCA).

l

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.