Governo marca leilão de distribuidora do Alagoas para 19 de dezembro

Distribuidora alagoana é alvo de disputa entre o governo estadual e a União

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O governo agendou para o dia 19 de novembro o leilão da distribuidora de energia que abastece o Alagoas (Ceal), que hoje é operada pela Eletrobras. A data foi confirmada nesta sexta (30) pelo BNDES, responsável pela privatização da companhia.

A Ceal é parte do conjunto de seis distribuidoras que a Eletrobras herdou do processo de privatização do setor elétrico, nos anos 1990. Quatro delas já foram transferidas à iniciativa privada pelo governo Temer. Ceal e a Amazonas energia devem ser leiloadas em dezembro.

A distribuidora alagoana é alvo de disputa entre o governo estadual e a União. Em junho, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandovski concedeu liminar impedindo a venda da companhia, que era considerada uma das mais atrativas do pacote.

A liminar foi suspensa pelo próprio Lewandovski nesta quinta (29), após resultado de perícia econômico-financeira. O governo de Alagoas questiona a União sobre fracassos na tentativa de vender a empresa no passado, quando o valor era considerado mais elevado.

"À primeira vista, convenci-me da verossimilhança das alegações do Estado de Alagoas e da indispensabilidade da concessão da liminar para impedir que a Ceal fosse privatizada e com isso se consumasse o prejuízo do Estado", disse o ministro. 

"Todavia, após ter acesso às contestações dos réus, verifico ter razão a Procuradoria-Geral da República quanto aos riscos de 'aprofundamento dos prejuízos experimentados na operação de desestatização examinada'", completou.

A distribuidora que atende o estado do Amazonas tem leilão marcado para o próximo dia 10. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.