Ibovespa fecha em queda contaminado por EUA e Petrobras tem dia volátil

Tombo das ações da Apple no mercado americano se alastrou pelo setor de tecnologia

REUTERS

 

A Bolsa paulista fechou com o Ibovespa em queda nesta segunda-feira (19), contaminado pelo declínio nos pregões norte-americanos, enquanto as ações da Petrobras tiveram uma sessão volátil mesmo após a recepção positiva no mercado ao anúncio de que Roberto Castello Branco assumirá o comando da estatal no próximo ano.

Roberto Castello Branco, que será o novo presidente da Petrobras, durante seminário organizado pela Folha sobre o futuro da Amazônia em 2017 - Reinaldo Canato / Folhapress

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,69%, a 87.900,83 pontos.

O volume financeiro somou R$ 17,975 bilhões, amplificado pelo exercício dos contratos de opções sobre ações na Bolsa paulista nesta sessão, que totalizou R$ 6,49 bilhões, com opções de compra de papéis da Petrobras respondendo pelos maiores volumes financeiros.

Nos Estados Unidos, a volta do fim de semana foi minada pelo tombo das ações da Apple, que se alastrou pelo setor de tecnologia, em meio a preocupações sobre a demanda por iPhones. Ao mesmo tempo, sinais divergentes sobre o embate comercial entre EUA e China mantiveram investidores apreensivos.

No final da tarde, o S&P 500 perdia 1,3%. O Nasdaq recuava 2,5%.

Para o gestor Igor Lima, sócio na Galt Capital, o declínio nesta sessão está relacionado ao cenário externo, uma vez que as notícias domésticas foram positivas, notadamente o anúncio sobre o próximo presidente-executivo da Petrobras.

As ações PN da Petrobras fecharam alta de 0,78%, após trocar de sinal algumas vezes durante o pregão, recuando 1,4% no pior momento e valorizando-se 1,9% na máxima do dia. As ações ON fecharam em queda de 0,07%.

Já os papéis do Banco do Brasil subiram 2,34%, descolando do viés negativo do setor financeiro diante da possibilidade de Ivan Monteiro comandar a instituição. O presidente eleito Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira que o atual presidente da Petrobras pode ir para o Banco do Brasil, embora não tenha nada confirmado. Após o anúncio sobre a escolha do novo CEO da Petrobras, a companhia anunciou que Monteiro deixará o comando da petrolífera em 1º de janeiro.

Profissionais da área de renda variável citaram que o clima negativo em Wall Street abriu espaço para movimentos de realização de lucros em ações brasileiras, após o Ibovespa fechar em alta nos dois pregões anteriores, acumulando valorização superior a 4%.

No mês, o Ibovespa contabiliza um acréscimo de 0,55% e em 2018 o ganho alcança 15,05%.

Bernd Berg, estrategista na Woodman Asset Management, reiterou sua visão positiva para os ativos brasileiros, avaliando que o país está entrando em uma "era de ouro guiada pelas reformas políticas a caminho e uma prolongada recuperação econômica após a maior recessão brasileira na história moderna".

Para Berg, as escolhas do presidente eleito Jair Bolsonaro de profissionais bem avaliados e experientes para posições estrategicamente importantes em sua equipe asseguram uma transição suave e abrem o caminho para o desempenho positivo de ativos brasileiros.

A ausência de negócios da B3 na terça-feira, em razão do feriado do Dia da Consciência Negra, corroborou a cautela nesta sessão, uma vez que os mercados globais estarão funcionando normalmente neste dia 20.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.