Jack Ma, fundador do Alibaba, é membro do Partido Comunista

Presidente da gigante de e-commerce, Ma é o homem mais rico da China

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim | AFP

Jack Ma, o fundador do grupo de tecnologia chinês Alibaba, é uma das pessoas mais ricas do mundo, mas agora também foi noticiado que integra outro clube, o Partido Comunista Chinês, que tem 89 milhões de afiliados.

A adesão foi revelada pelo Diário do Povo, órgão oficial do partido, em um texto que elogia as pessoas que contribuem para o desenvolvimento da China.

Ma não é o primeiro e provavelmente não será o último capitalista bilionário chinês que entra para o partido, que também conta entre seus membros com o empreendedor imobiliário Xu Jiayin e o fundador do Grupo Wanda, Wang Jianlin.

Até o momento, Jack Ma afirmava que preferia permanecer afastado da política.

No artigo publicado na segunda-feira (26), o Diário do Povo destaca que Ma é um membro do Partido Comunista Chinês que desempenhou um papel importante no desenvolvimento da iniciativa "Rotas da Seda", um ambicioso programa de investimentos euroasiáticos em infraestruturas do presidente chinês, Xi Jinping.

Também é considerado um dos "principais arquitetos do socialismo com características chinesas na província de Zhejiang", onde fica a sede do grupo Alibaba, completa o texto.

Aderir ao partido pode ser útil para os empresários na China, pois muitas vezes precisam abrir caminho em um complicado ambiente no qual a economia estatal domina muitas indústrias e os negócios privados podem ser mal vistos.

Xi Jinping tenta retomar a expansão da influência do Partido Comunista nos negócios privados, com a exigência de que qualquer empresa com mais de três membros do partido estabeleça uma célula da formação.

Três de cada quatro empresas privadas já contam com organizações do partido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.