Mesmo com melhora externa, Ibovespa fecha em queda

São Paulo | Reuters

O Ibovespa fechou em queda de 0,72% aos 87.268,80 pontos nesta quarta-feira (21), refletindo o movimento de queda registrado na terça (20) pelos principais índices da bolsa americana.

Segundo analistas, o fato de os mercados estarem fechados na terça (20), em razão do feriado do Dia da Consciência Negra, acabou a ajudando a conter as perdas nesta quarta.

Entre as maiores baixas, destacaram-se as ações da Petrobras e da Vale, pressionadas pelo desempenho ruim de recibos de ações negociados nos Estados Unidos (ADRs, na sigla em inglês) na véspera.

Os papéis foram contagiados pelo pessimismo que tomou conta do mercado acionário americano e que fez dois dos principais índices, o Dow Jones e o S&P 500, zerarem seus ganhos no ano.

Nesta quarta, ambos tiveram comportamentos distintos. O Dow Jones fechou estável, mas tem queda de 1,03% em 2018. O S&P 500 subiu 0,3%, mas, no ano, cai 0,89%.

O índice da Bolsa de tecnologia Nasdaq subiu 0,92%--é o único positivo em 2018, com ganho de 1%.

Já o dólar avançou 0,66%, a R$ 3,7894 na venda.

Segundo Karel Luketic, analista-chefe da XP Investimentos, o investidor deve seguir monitorando o crescimento global mais fraco, a guerra comercial global e a expectativa de correção dos lucros das empresas americanas.

Com relação ao Brasil, diz Luketic, o mercado segue dando o benefício da dúvida ao futuro governo que, no entanto, "gera incertezas por não ser conhecido de perto."

Pedro Guimarães, sócio do banco de investimento Brasil Plural, presidirá a Caixa Econômica. O nome saiu após o fechamento dos mercados.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.