Descrição de chapéu Financial Times

Volvo começará a entregar carros autônomos à Uber no ano que vem

Empresas chegaram a um acordo em 2017 para a venda de 24 mil utilitários esportivos XC90

Peter Campbell
Londres | Financial Times

A Volvo começará a entregar veículos autônomos à Uber no ano que vem, apesar dos atrasos no programa de testes da parceira causados por um acidente fatal, disse Hakan Samuelsson, presidente-executivo da montadora de automóveis sueca.

Logo da Uber; empresa começa a receber carros da Volvo no ano que vem
Logo da Uber; empresa começa a receber carros da Volvo no ano que vem - Robyn Beck/AFP

Falando no momento em que a Volvo anunciava um acordo para o desenvolvimento de carros elétricos em parceria com a Baidu, para uso na China, Samuelsson disse que o acordo vigente entre a Volvo e a Uber tinha "voltado aos trilhos".

As companhias chegaram a um acordo no ano passado para a venda de 24 mil utilitários esportivos XC90 à empresa online de serviços de carros; os veículos serão equipados com sistemas de direção autônoma por engenheiros da Volvo e da Uber.

Mas o programa de testes da Uber foi suspenso em março depois de um atropelamento fatal por um de seus veículos de teste.

Samuelsson disse antecipar que a entrega dos primeiros veículos aconteça no ano que vem, de acordo com o planejamento original.

"A entrega foi postergada porque os testes foram suspensos, mas agora está de volta aos trilhos", ele disse ao Financial Times.

Um porta-voz da Uber disse que a empresa planejava receber os veículos no ano que vem, mas se recusou a oferecer detalhes. A empresa ainda não retomou os testes dos veículos em vias públicas.

Anteriormente, havia anunciado que desejava realizar mudanças nos carros, e publicar um relatório de segurança aprofundado, antes de prosseguir.

A Volvo anunciou um acordo separado para cooperar com a Baidu no desenvolvimento de veículos destinados ao programa de transportes autônomos do grupo chinês de internet.

Os carros serão plenamente elétricos e tomarão por base um modelo a bateria da Volvo que deve ser lançado em 2020; outra alternativa seria um modelo especialmente projetado, disse Samuelsson.

"Isso é algo importante, porque os robotáxis não serão parecidos com carros normais", ele acrescentou.

O acordo entre a Volvo e a Baidu a verá produzir veículos para a frota da empresa, a primeira vez que uma montadora de fora da China cooperou com a companhia de internet nessa escala, para seu programa de veículos autônomos.

A China é o maior mercado mundial de automóveis, e deve ser a maior área para o uso de carros autônomos, assim que a tecnologia nascente estiver disponível para uso comercial.

Ya-Qin Zhang, presidente da Baidu, disse que "desde sua fundação, um século atrás, a Volvo vê a segurança como sua missão central, e promoveu o desenvolvimento da segurança com diversas inovações significativas".

"Estamos muito satisfeitos por a Volvo Cars ter estabelecido uma parceria estratégica com a Baidu para o desenvolvimento de um carro plenamente autoguiado compatível com nossa plataforma Apollo para veículos autoguiados", ele acrescentou.

A Volvo afirmou que pretende se tornar a "fornecedora preferencial" para empresas que planejam operar frotas de veículos autoguiados.

"Existe um forte desenvolvimento dos veículos autônomos na China, onde a Baidu é uma das principais forças, e o mercado do país oferece grandes oportunidades para nós como fornecedores preferenciais para frotas autônomas", disse Samuelsson.

A Volvo acredita que em 2025 um terço dos carros que venderá, a frotas de empresas ou consumidores individuais, terão capacidade de se autoguiar.

O anúncio surgiu um dia depois que a Ford informou que estava usando o Apollo, o programa de software de fonte aberta para veículos autônomos da Baidu, para testar veículos na China.

Diversas montadoras ocidentais, entre as quais a Daimler, controladora da Mercedes-Benz, a BMW e a Audi estão testando veículos sem motorista na China, usando tecnologia de parceiros locais.

A Mercedes também usa o sistema Apollo da Baidu.

O arranjo da Volvo difere do acordo com a Ford porque a empresa trabalhará em cooperação com engenheiros da Baidu para desenvolver o veículo, integrando os sistemas da Baidu à tecnologia de segurança existente da Volvo.

Tradução de Paulo Migliacci

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.