XP Investimentos avalia IPO nos Estados Unidos

Acionista da corretora busca opções para deixar o negócio

São Paulo | Reuters

XP Investimentos está considerando uma oferta pública inicial (IPO) na bolsa de valores Nasdaq, nos Estados Unidos, informou a empresa de serviços financeiros nesta segunda-feira (26).

O jornal Valor Econômico informou na segunda-feira que a empresa de private equity General Atlantic (GA), sediada em Nova York e acionista da XP Investimentos, pressiona para que a empresa se torne pública na Nasdaq no próximo ano.

Em nota, a empresa afirmou que está em fase inicial de avaliação. A General Atlantic não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A XP vendeu uma fatia de sua operação para o Itaú, em operação que foi autorizada pelo Banco Central em agosto deste ano. O BC proibiu, no entanto, que o maior banco privado do país assuma o controle da corretora, o que estava previsto no acordo de venda firmado um ano antes.

Quando o acordo entre a XP e o Itaú foi anunciado, Guilherme Benchimol, presidente da corretora, afirmou que a empresa considerou algumas vezes fazer IPO e que tudo indicava que a oferta de ações ocorreria em 2017. 

Em 2010 a XP já havia anunciado intenção de abrir capital, plano que foi sucessivamente adiado.

Guilherme Benchimol de perfil, com a vista de prédios da Faria Lima ao fundo
Guilherme Benchimol, presidente da XP Investimentos - Joel Silva/Folhapress

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.