Avianca Brasil perdeu ao menos três aeronaves antes de recuperação judicial

Companhia aérea tinha 60 aviões em sua frota em junho, segundo suas últimas declarações financeiras

São Paulo | Reuters

A Avianca Brasil, quarta maior companhia aérea do país, perdeu a posse de pelo menos três aeronaves dias antes de entrar com o pedido de recuperação judicial, embora tenha dito abertamente que mantinha o controle de toda a frota.

Conforme antecipado pela Folha, a subsidiária irlandesa da BOC Aviation venceu, em primeira instância, processo contra a aérea para reaver dois Airbus A320-351N. A Avianca recorreu da sentença.

Outra arrendadora, a Constitution Aircraft, apresentou uma moção na quarta-feira pedindo ao juiz encarregado do processo de recuperação judicial da Avianca Brasil que revertesse a decisão anteriormente tomada de suspender os esforços para retomada de posse de aeronaves,

No documento, a Constitution informa já ter recuperado um dos 11 aviões arrendados para a Avianca Brasil.

Avião da companhia aérea Avianca Brasil no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. - Amanda Perobelli - 7.mai.17/UOL
Avião da companhia aérea Avianca Brasil no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. - Amanda Perobelli - 7.mai.17/UOL - Amanda Perobelli/UOL

Um representante da companhia aérea, que pertence à holding Synergy Group Corp, disse que "a informação que temos da Avianca Brasil é que a companhia ainda tem a aeronave".

O pedido da Avianca Brasil na segunda-feira acontece em meio a perdas e ameaças de retomada de posse que afetariam 30% de sua frota. A empresa conseguiu uma ordem judicial para suspender processos por não pagamento de vários locadores de aeronaves que buscavam recuperar seus aviões naquele mesmo dia. 

Timothy Ross, porta-voz da BOC Aviation, que é baseada em Cingapura, disse em um e-mail à Reuters que a empresa havia encerrado seus contratos com a Avianca Brasil e que conseguiu retomar dois de seus aviões antes do pedido de recuperação judicial.

Em nota, a Avianca Brasil culpou as empresas de leasing por sua resistência em "chegar a um acordo amigável" e disse que a decisão da justiça havia "liberado sua frota para conduzir voos planejados".

Ao ser questionada na noite de quarta-feira sobre os dois aviões retomados pela BOC, a companhia aérea disse que mantinha o controle de todas as suas aeronaves após a abertura do pedido de recuperação judicial. A empresa não abordou diretamente o que havia acontecido nos dias anteriores ao pedido. 

A Avianca Brasil tinha 60 aviões em sua frota em junho, de acordo com a maioria de suas últimas declarações financeiras disponíveis. 

A Synergy também controle a conhecida Avianca Holdings, sediada na Colômbia.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.