Descrição de chapéu Agora

Espera por concessão de aposentadoria sobe após benefício automático

Sistema foi implantado em maio, mas em vez de maior rapidez, estão ocorrendo atrasos

Clayton Castelani
São Paulo

Lançada em maio deste ano como alternativa para agilizar o atendimento no INSS, a aposentadoria automática não evitou o aumento na espera pela concessão.

Quem se aposentou por idade em outubro recebeu o primeiro pagamento 88 dias após ter apresentado o pedido ao órgão, em média. O tempo de espera é 22% maior do que os 72 dias registrados no mesmo mês de 2017. Por lei, o prazo para a concessão é de 45 dias.

Parte do problema pode ser explicado por uma das facilidades introduzidas com a automação: a aceitação de pedidos pela internet estimulou mais segurados a requisitarem benefícios.

Nos três primeiros meses após o anúncio do serviço, 461,3 mil segurados pediram aposentadorias por idade. O crescimento é de 27% em relação aos 361,2 mil do mesmo período de 2017.

“Antes, os pedidos de benefícios entravam apenas por agendamento e atendimento presencial nas agências, mas a partir do serviço digital, os protocolos passaram a entrar 24 horas por dia”, afirma a advogada Adriane Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário).

O impacto mais significativo é no aumento da demanda de benefícios por idade, mas as aposentadorias por tempo de contribuição, cujos protocolos automáticos são raros, também tiveram o tempo de concessão ampliado. A espera subiu 7,27%, de 110 para 118 dias.

O motorista Carlos Brandão de Almeida, 58 anos, é uma das vítimas dessa lentidão. Com mais de 35 anos de contribuição, ele espera desde julho pelo benefício. “Entreguei toda a documentação comprovando o meu direito, não há motivos para tanta demora”, reclama ele.

Na contramão do aumento, o quadro de funcionários do INSS vem sofrendo reduções devido à aposentadoria de servidores. A pressão sobre os funcionários tende a aumentar a partir de 2019, quando 11 mil estarão em condições de se aposentar.

Agora
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.