Petrobras paralisa unidade da Refinaria Abreu e Lima após incêndio

Estatal ressaltou que não houve feridos e que o incêndio foi extinto pela equipe de contingência

São Paulo | Reuters

A Petrobras informou que ocorreu na manhã desta terça-feira (4) um incêndio em uma torre do setor de coqueamento retardado da Rnest (Refinaria Abreu e Lima), em Pernambuco, levando à paralisação da unidade, conforme comunicado da companhia.

A petroleira ressaltou que não houve feridos e que o incêndio foi extinto pela equipe de contingência da refinaria.

"Não há impacto no abastecimento. A Petrobras conta com estoque e produção para garantir a oferta de combustíveis aos seus clientes", acrescentou a companhia, frisando que uma comissão de investigação foi mobilizada para avaliar as causas do acidente e o prazo para retorno da unidade.

Vista do canteiro de obras da Refinaria Abreu e Lima, no complexo portuario industrial de Suape
Vista do canteiro de obras da Refinaria Abreu e Lima, no complexo portuário industrial de Suape - Daniel Marenco/Folhapress

Mais recente refinaria da petroleira estatal a ser construída, com início das operações em 2014, a Rnest tem a maior taxa de conversão de petróleo cru em diesel –combustível mais comercializado do Brasil– de 70%.

Além de diesel S-10, com baixo teor de enxofre, a Rnest também produz nafta, óleo combustível, coque e GLP (gás liquefeito de petróleo).

Segundo a empresa, uma comissão de investigação foi mobilizada para avaliar as causas do acidente e o prazo para retorno da unidade.

O incêndio ocorre pouco mais de três meses após um incêndio de grandes proporções ter atingido a Replan (Refinaria de Paulínia), em São Paulo, a maior da Petrobras.

Com produção correspondente a aproximadamente 20% de todo o refino de petróleo no Brasil, a Replan tem capacidade para processar 434 mil barris de petróleo por dia e ainda passa por reparos.

A refinaria de Paulínia está operando com metade de sua capacidade.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.