Via Varejo anuncia lojas compactas da Casas Bahia para cidades pequenas

Primeiras unidades foram abertas em Jaguariúna e Laranjal Paulista, no interior de SP

São Paulo

A rede Via Varejo anunciou nesta sexta-feira (21) um formato de lojas compactas para Casas Bahia. Os locais com até 150m² terão foco em cidades de até 70 mil habitantes e alto potencial de consumo.

"Os clientes nessas localidades estão mal servidos e já vemos possibilidade de roubar participação de mercado de maneira muito rápida", disse à Reuters o diretor de operações da Via Varejo, Marcelo Nogueira.

De acordo com ele, a companhia identificou até 300 cidades brasileiras com potencial para receber uma loja compacta da Casas Bahia e as inaugurações começaram este mês no interior de São Paulo.

A Via Varejo abriu uma unidade no município de Jaguariúna nesta sexta-feira (21) e deve inaugurar outra em Laranjal Paulista no dia 28. "Tem outra em Salto de Pirapora que ocorreria este mês, mas vai ficar para janeiro", contou Nogueira.

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Loja das Casas Bahia no centro de São Paulo - Robson Ventura/Folhapress

Ele não quis informar o total de lojas compactas que a rede varejista planeja abrir em 2019, mas revelou que boa parte das inaugurações previstas para o início do próximo ano serão nesse formato, cujo custo de ocupação tende a ser pelo menos três vezes menor do que o formato tradicional.

"O custo acaba sendo proporcional à área [da loja], então o investimento por metro quadrado será menor e o custo operacional também", afirmou o executivo. Os espaços serão todos alugados.

A loja compacta faz parte de um conjunto de novos formatos lançados nos últimos anos pela Via Varejo que privilegiam a integração de canais físicos e online, como é o caso do Smart, com 350 m² a 800 m² e em operação desde novembro de 2017 nas duas bandeiras.

Em abril, a varejista também começou a operar quiosques com até 25 m²  para ampliar a presença e participação de ambas as redes.

O modelo compacto, porém, será voltado exclusivamente para a Casas Bahia, afirmou Nogueira. Segundo ele, as unidades contarão com todos os serviços da bandeira, incluindo crediário, cartões, garantia estendida, multi assistência e seguros.

"Não é objetivo entrar com guerra de preços nessas cidades, mas haverá alavanca pelo reconhecimento da marca e facilidades de pagamento", comentou.

O executivo acrescentou que a estratégia inicialmente estará centrada no parcelamento, mas a empresa tende a expandir a oferta de crédito aos clientes mediante o avanço da carteira digital.

Em setembro, a Via Varejo assinou contrato com a startup AirFox para desenvolver soluções de pagamento móvel e banco digital, garantindo opção de comprar até 80% da empresa com sede em Boston em até 3 anos.

A empresa iniciou este mês em duas lojas na capital paulista o piloto do projeto, permitindo aos clientes da Casas Bahia realizar pagamento digital do carnê por meio do aplicativo móvel da AirFox. O plano é expandir o serviço para até 30 lojas até o fim de fevereiro e implementá-lo nas demais unidades a partir do segundo trimestre de 2019.

As ações da Via Varejo acumulam queda de mais de 40%, na contramão de concorrentes como Magazine Luiza e B2W, que subiram cerca de 124% e 94%, respectivamente, neste ano.

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