Carlos Ghosn diz que foi detido injustamente em 1ª declaração desde a prisão

Em audiência em Tóquio juíz decidiu que Ghosn seguirá na prisão devido ao risco de fuga

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio | Reuters e AFP

O ex-presidente da Nissan, Carlos Ghosn, apareceu pela primeira vez nesta terça-feira (8) desde que foi preso, há quase dois meses. O executivo prestou depoimento em audiência no Tribunal Distrital de Tóquio.

Ao tribunal, ele afirmou ter "agido com honra, legalmente e com o conhecimento e a aprovação dos diretores da companhia". O presidente da Renault e ex-chefe do conselho da Nissan é acusado de ocultar parte da sua renda e de repassar à montadora perdas com investimentos pessoais. 

Em uma carta apresentada pelos seus representantes no início da audiência, Ghosn se declarou inocente.

"Fui injustamente acusado e injustamente detido com base em acusações sem fundamento e infundadas", disse em declaração obtida pela agência de notícias Reuters.

"Ao contrário das acusações feitas pelos promotores, nunca recebi nenhuma compensação da Nissan que não foi divulgada, nem jamais contratei qualquer contrato vinculativo com a Nissan para receber uma quantia fixa que não foi divulgada."

O ex-chefe da Nissan afirmou ainda que "dedicou duas décadas de sua vida para reerguer" a montadora japonesa.

Preso em Tóquio, Ghosn seguirá na prisão devido ao risco de fuga, decidiu o juiz ao qual prestou depoimento nesta terça-feira (8).

O juiz também mencionou o risco de Ghosn interferir para alterar provas em sua justificativa para manter o executivo na prisão.

Ghosn foi chamado para a audiência às 10h30 no horário local (23h30, em Brasília), no Tribunal Distrital de Tóquio.

De acordo com o jornal The Wall Street Journal, Ghosn vestia um terno escuro sem gravata. Seu cabelo estava grisalho nas raízes e ele parecia mais magro do que nas fotos recentes. Ele estava algemado, com um cordão em volta da cintura e usava chinelos de plástico.

A audiência solicitada por seus advogados para que os promotores expliquem as razões da detenção prolongada. 

0
Juiz Yuichi Tada. advogados da Nissan e de Carlos Ghosn, e espectadores durante audiência que ouvirá o executivo - Kiyoshi Ota/Reuters

Uma multidão de jornalistas e equipes de televisão se reuniram em frente ao tribunal. De acordo com a imprensa local, mais de mil pessoas fizeram fila para receber as senhas dos 14 assentos disponíveis na corte.

Ghosn foi preso dia 19 de novembro, sob suspeita de ocultar ganhos na Nissan. Ele também é acusado de violação grave de confiança pois teria transferido prejuízos com investimentos pessoais para a empresa, da qual foi afastado como presidente do conselho de administração.

Em entrevista, o filho do executivo, Anthony Ghosn, afirmou que os promotores japoneses querem que Carlos Ghosn confesse má conduta financeira.

Anthony Ghosn disse que o pai não sabe falar japones. "O paradoxo é que a confissão que eles querem que ele assine está escrita exclusivamente em japonês", afirmou em entrevista ao jornal francês  Journal du Dimanche (JDD).

O executivo tem sido tratado como outros na detenção, preso em uma sala pequena e fria, sem advogado durante interrogatório.

A prisão de Ghosn atraiu críticas sobre o sistema legal no Japão, onde especialistas judiciais dizem que os promotores frequentemente tentam forçar confissões de suspeitos.

0
Pessoas em frente ao tribunal em Tóquio, onde Carlos Ghosn será julgado, checam os números selecionados para ver o julgamento ao vivo - Kim Kyung-Hoon/Reuters

O promotor-adjunto do Escritório de Promotoria Pública do Distrito de Tóquio, Shin Kukimoto, disse no mês passado que tal método não estaria sendo usado com Ghosn.

Anthony Ghosn afirmou ao Journal du Dimanche que o advogado de seu pai ainda não tinha cisto o arquivo integral do promotor sobre o caso.

"Do que eu entendo, no sistema japonês, quando uma pessoa é mantida em detenção, o promotor revela pouco a pouco os elementos que eles têm à disposição. Em cada ocasião, meu pai então compartilha esses detalhes com os advogados dele."

"Pela primeira vez, ele poderá responder as acusações contra ele, dar sua versão dos eventos", afirmou Anthony Ghosn.

ALIANÇA

Nesta terça, o presidente da Nissan, Hiroto Saikawa, disse que A aliança industrial com a Renault e a Mitsubishi não está em perigo, em razão da prisão de Ghosn.

Hiroto Saikawa não quis, porém, falar sobre o futuro do brasileiro, que foi seu mentor na companhia.
Tanto a Nissan quanto a Mitsubishi afastaram Ghosn da presidência, após sua detenção. Já a Renault decidiu mantê-lo como conselheiro, por enquanto, invocando a presunção de inocência.

A Renault detém uma participação de 43,4% na Nissan e esta detém uma parcela de 15% na montadora francesa, sem direito a voto. A Nissan tem ainda uma participação de 34% na Mitsubishi.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.