Facebook muda modelo de investimento em veículos de comunicação

Plano anterior exigia presença na rede social e prejudicou pequenas empresas de mídia

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Londres | Reuters

O Facebook investirá US$ 300 milhões (R$ 1,2 bilhão) em notícias locais ao redor do mundo, ao longo de três anos. A empresa anunciou a expansão em seu plano plano para ajudar redações nos Estados Unidos e no exterior a criarem e sustentarem modelos de negócios viáveis. 

Ao contrário dos investimentos anteriores no setor de notícias, essa última rodada se distingue por não estar vinculada a produtos relacionados ao Facebook, dizem os destinatários dos investimentos.

Investimentos anteriores no setor de notícias foram projetados para encorajar os editores a confiarem na entrega de seus produtos por meio do Facebook, o que acabou prejudicando muitas organizações de notícias quando as estratégias da rede social mudaram. 

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Logo do Facebook em evento em Bruxelas, na Bélgica - Yves Herman-19.mar.18/Reuters

"Vamos continuar a combater notícias falsas, desinformações e notícias de baixa qualidade no Facebook", disse Campbell Brown, vice-presidente de Global News Partnerships do Facebook, em comunicado. "Mas também temos a oportunidade e a responsabilidade de ajudar as organizações de notícias locais a crescer e prosperar."

A primeira rodada de investimentos nos EUA ajudará a alavancar recursos para reportagens locais, pesquisas de como usar a tecnologia para melhorar a coleta de notícias e criar novos produtos, bem como para recrutar "jornalistas comunitários em treinamento" e colocá-los em redações locais e também ajudar a financiar um programa com modelo similar ao Peace Corp, que colocará 1.000 jornalistas em redações locais ao longo de cinco anos.

Os beneficiários dos investimentos incluem o Pulitzer Center      ,  Report for America, KnightLenfest Local News Transformation Fund, Local Media Association e Local Media Consortium, American Journalism Project e Community News Project. 

Fran Wills, presidente-executiva do Local Media Consortium, uma aliança de 80 empresas de notícias representando 2.200 veículos, disse que o Facebook está ajudando o grupo a criar um programa de conteúdo de marca destinado a atrair novos anunciantes.

"O Facebook está fazendo esse investimento para ajudar a apoiar empresas de mídia locais [...], abrir novos fluxos de receita que vão sustentar o jornalismo local", disse. "É de interesse deles ter o máximo de conteúdo confiável possível em sua plataforma e isso é um benefício direto para os consumidores."

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