França pede para Renault nomear sucessor para Carlos Ghosn

Enviados do governo francês estão em Tóquio para tratar do caso Renault-Nissan

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris

O ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, pediu nesta quarta-feira (16) para que nos próximos dias seja convocada uma reunião do conselho administrativo da Renault para designar o sucessor de seu presidente Carlos Ghosn, preso no Japão.

"Sempre indiquei, lembrando da presunção da inocência de Carlos Ghosn, que se fosse ser preso de forma definitiva, deveríamos passar para uma nova etapa. Estamos nela", afirmou o ministro à emissora LCI.

O Tribunal de Tóquio rejeitou nesta quinta-feira (17) um recurso dos advogados de Carlos Ghosn, ex-presidente do conselho de administração da Nissan, que tentava reverter uma decisão que negou conceder liberdade sob fiança ao executivo. Com isso, Ghosn, que ainda é presidente da Renault, deve ficar em prisão provisória pelo menos até 10 de março. 

Vários enviados do governo francês estão em Tóquio para tratar do caso Renault-Nissan. 

"Pedi explicitamente, como acionista de referência, que o conselho de administração da Renault seja convocado nos próximos dias", disse Le Maire. 

O governo francês é o maior acionista da Renault, com 15,01% do capital. A Nissan tem 15%, mas sem direito de voto na assembleia geral. Já a Renault controla 43% da Nissan, que salvou da quebra há quase 20 anos. 

"Desejamos que este conselho administrativo nomeie uma nova governança permanente para a Renault", afirmou Le Maire, que respondeu afirmativamente quando questionado se isso significava que Ghosn seria substituído.

O ministro elogiou Jean-Dominique Sénard, presidente da Michelin, cujo nome circula na imprensa como possível novo presidente executivo da Renault.

O ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, durante discurso em Paris
O ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, durante discurso em Paris - AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.