Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Ministério da Economia vai cortar 3.100 cargos, diz secretário

Eliminação de funções e gratificações atinge 30% do total de cargos hoje disponíveis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BERNARDO CARAM E MARIANA CARNEIRO
Brasília

Ao efetivar a fusão de três pastas para formar o Ministério da Economia, 3.100 cargos serão cortados, informou nesta quarta-feira (2) o secretário-ajunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Gleisson Rubin.

O corte representa aproximadamente 30% do total de cargos hoje disponíveis para a estrutura ministerial equivalente à nova pasta.

A extinção dos cargos não significa que o número de pessoas trabalhando no ministério será reduzido no mesmo montante. Isso porque a maior parte dos cargos é uma espécie de gratificação paga a servidores.

De acordo com o secretário, a economia gerada pela mudança ainda está sendo calculada pela equipe do ministro Paulo Guedes.

O corte previsto é de 600 postos entre funções que podem ser exercidas por servidores ou pessoas sem vinculação com a administração pública. Também serão eliminadas 2.500 funções gratificadas de menor valor.

O novo ministério da Economia reúne as antigas pastas da Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio Exterior, além de parte do Ministério do Trabalho.

Homens retiram letreiro do prédio onde funcionava o Ministério do Trabalho
Homens retiram letreiro do prédio onde funcionava o Ministério do Trabalho; pasta será incorporada pela Economia - Pedro Ladeira/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.