Negociações EUA-China avançam para o terceiro dia, dizem autoridades americanas

Um terceiro dia não estava previsto na programação original

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim

Os Estados Unidos e a China continuarão as negociações comerciais em Pequim por um terceiro dia não previsto na programação original, afirmou um membro da delegação norte-americana nesta terça-feira (8), à medida que as duas maiores economias do mundo tentam resolver sua acirrada disputa comercial.

Steven Winberg, secretário-assistente para Energia Fóssil do Departamento de Energia norte-americano disse a repórteres no hotel da delegação dos Estados Unidos que as conversas, iniciadas na segunda-feira, correram bem.

“Eu confirmo que continuaremos amanhã, sim”, disse Winberg a repórteres, recusando-se a responder mais perguntas.

Uma porta-voz do escritório de Representação Comercial dos Estados Unidos, que está liderando a equipe de negociação dos EUA, também disse que as conversas continuarão na quarta-feira e que “um comunicado provavelmente virá em seguida”.

Os dois lados estenderam as conversas comerciais até tarde no segundo dia em Pequim nesta terça-feira, afirmou fonte com conhecimento da reunião, mas poucos detalhes foram revelados sobre o encontro.

As reuniões desta semana são as primeiras conversas face a face desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente chinês, Xi Jinping, concordaram, em dezembro, em estabelecer uma trégua de 90 dias em uma guerra comercial que tem abalado os mercados financeiros globais.

O editor-chefe do jornal estatal chinês Global Times, Hu Xijin, disse no Twitter que a prorrogação das conversas para quarta-feira “manda uma mensagem: os dois lados estão em conversas sérias e trabalhando duro para resolver as discordâncias entre eles”.

Não ficou claro se toda a delegação norte-americana participará das conversas na quarta-feira, ou apenas algumas autoridades selecionadas de certas agências.

Em publicação no Twitter nesta terça-feira, Trump reiterou sua declaração recente de que as conversas com a China estão indo bem, sem fornecer mais detalhes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.