Descrição de chapéu Tragédia em Brumadinho

Políticos competirão para chutar a Vale, afirma analista

Para especialista em Vale, incerteza maior é o tamanho da multa a que a empresa está sujeita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York

Os investidores da Vale estão vivendo um momento de “pânico temporário”, mas o impacto financeiro estimado para a mineradora é baixo, segundo analistas.

A incerteza maior é o tamanho da multa a que a empresa está sujeita por causa do episódio em Brumadinho (MG).

“O único custo grande e desconhecido é a punição no Brasil, quanto os políticos vão competir para chutar a Vale enquanto estiver caída. As coisas que eu leio sobre políticos brasileiros são muito loucas”, disse John Tumazos, responsável pela cobertura da Vale na casa de análises Very Independent Research.

Para ele, um eventual impacto negativo financeiro sobre a companhia não deveria estar em discussão. “A companhia tem dez vezes mais fluxo de caixa neste ano do que o custo tangível do acidente. Então as pessoas que estão falando de um fracasso da companhia são lunáticos socialistas.”

Comparando com Mariana, Tumazos lembra ainda que o impacto financeiro do rompimento da barragem em Brumadinho será menor.

“A quantidade de material descartada foi bem inferior e não alcançou a água, então o custo de limpeza será um décimo do custo do acidente de 2015.”

Ele calcula em US$ 1,5 bilhão (R$  5,7 bilhões) o custo que a mineradora terá com limpeza, indenização, reforço e transferência de outras barragens.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.