Produção industrial no Brasil sobe, mas tem pior novembro em três anos

Setor interrompeu quatro meses de queda com leve alta de alta de 0,1%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro | Reuters

A produção da indústria brasileira avançou em novembro e interrompeu quatro meses de queda impulsionada pelos bens intermediários, mas registrou o resultado mais fraco para o mês em três anos.

Em novembro, a produção industrial teve alta de 0,1% em relação a novembro, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (8).

Ainda assim, o resultado é o mais fraco para novembro desde 2015, quando houve queda de 2%.

Sobre novembro de 2017, a produção teve queda de 0,9%, leitura mais baixa para o mês desde o recuo de 1,2% registrado em 2016.

"O ano vai fechar positivo, mas com uma taxa menor do que se esperava. Será o segundo ano seguido de alta, mas não se repõe a perda acumulada de 16,7% nos anos de 2014, 2015 e 2016", avaliou o gerente da pesquisa, André Macedo.

"Isso tem a ver com a greve dos caminhoneiros, dificuldades no mercado de trabalho, crise na Argentina, instabilidade causada pelo período eleitoral", completou.

De acordo com o IBGE, entre as categorias pesquisadas, somente bens intermediárias teve avanço na produção no mês, de 0,7%, após três meses de perdas.

Por outro lado, a fabricação de bens de capital, uma medida de investimento, recuou 2,7%, enquanto bens de consumo teve perdas de 0,4%.

Entre as atividades, a principal influência positiva partiu dos produtos alimentícios, com avanço de 5,9%, interrompendo quatro meses consecutivos de queda. Também se destacaram as altas de 7,1% de produtos farmoquímicos e farmacêuticos e de 0,5% de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis.

Já entre as quedas, destacou-se a de 4,2% entre veículos automotores, reboques e carrocerias, eliminando o ganho de 2,8% de outubro.

A confiança da indústria brasileira terminou o ano registrando sua segunda alta consecutiva em dezembro, com melhora da percepção sobre a demanda interna, embora ainda sinalize um ritmo moderado de atividade do setor na virada para o próximo ano, segundo a FGV (Fundação Getulio Vargas).

A pesquisa Focus do Banco Central mais recente mostra que a expectativa dos economistas é de que a indústria tenha terminado 2018 com crescimento de 1,91%, e acelere para 3,04% em 2019.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.