Promotores japoneses querem que Carlos Ghosn assine confissão, diz filho a jornal francês

Ex-presidente da Nissan está preso em Tóquio por suspeita de crimes financeiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | Reuters

Promotores japoneses querem que Carlos Ghosn, ex-presidente do conselho de administração da Nissan, confesse má conduta financeira, disse seu filho à publicação semanal francesa Journal du Dimanche (JDD).

Ghosn está preso desde 19 de novembro em Tóquio por suspeita de ocultar ganhos na Nissan Motor. Ele também é acusado de violação grave de confiança ao transferir prejuízos com investimentos pessoais para a empresa, da qual foi afastado como presidente do conselho de administração.

O executivo nega todas as acusações contra ele.

Autoridades japonesas não autorizaram Anthony Ghosn, de 24 anos, a ver seu pai, que segundo o jovem teria perdido 10 quilos comendo três tigelas de arroz por dia na prisão.

Em sua primeira entrevista desde que promotores japoneses prenderam seu pai enquanto descia do jato privado, Anthony Ghosn afirmou que o pai lutaria para limpar seu nome.

Perguntado se seu pai falava japonês, Anthony Ghosn disse que não. "O paradoxo é que a confissão que eles querem que ele assine está escrita exclusivamente em japonês."

A prisão de Ghosn marcou uma dramática queda para o líder empresarial que um dia foi exaltado por resgatar a Nissan à beira da falência.

O executivo tem sido tratado como outros na detenção, preso em uma sala pequena e fria, sem advogado durante interrogatório.

A prisão de Ghosn atraiu críticas sobre o sistema legal no Japão, onde especialistas judiciais dizem que os promotores frequentemente tentam forçar confissões de suspeitos.

O promotor-adjunto do Escritório de Promotoria Pública do Distrito de Tóquio, Shin Kukimoto, disse no mês passado que tal método não estaria sendo usado com Ghosn.

Anthony Ghosn afirmou ao Journal du Dimanche que o advogado de seu pai ainda não tinha cisto o arquivo integral do promotor sobre o caso.

"Do que eu entendo, no sistema japonês, quando uma pessoa é mantida em detenção, o promotor revela pouco a pouco os elementos que ele têm à disposição. Em cada ocasião, meu pai então compartilha esses detalhes com os advogados dele."

Ghosn deve fazer na terça-feira a primeira aparição pública em sete semanas em um tribunal de Tóquio, após ter solicitado audiência aberta para ouvir o motivo de sua contínua prisão.

"Pela primeira vez, ele poderá responder as acusações contra ele, dar sua versão dos eventos", afirmou Anthony Ghosn, acrescentando que seu pai aparecerá em trajes de prisão e algemado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.