Aneel cobra vencedora de leilão da Eletrobras por qualidade em Goiás

Enel disse que mais do que dobrou os investimentos na região desde 2017

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

 A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) determinou que a distribuidora de energia Enel Goiás (ex-Celg-D) apresente um plano emergencial de resgate da qualidade do serviço prestado no estado, que deverá conter ações e investimentos de longo prazo, segundo comunicado no site do órgão regulador nesta sexta-feira (15).

A exigência vem um dia após o Ministério de Minas e Energia ter afirmado que avaliava medidas que poderiam ser tomadas pelo regulador em relação à empresa de Goiás, que pertencia à estatal Eletrobras e ao governo goiano e foi adquirida pela Enel em leilão de privatização no final de 2016.

Trabalhador do setor energético em Itumbiara
Trabalhador do setor energético em Itumbiara ORG XMIT: BRA102 - Ueslei Marcelino/Reuters

"Diante da necessidade de resgate da qualidade dos serviços, exigiremos um plano emergencial para melhorar o atendimento no curto prazo", afirmou em nota o diretor-geral da agência, André Pepitone.

Procurada, a italiana Enel, controladora da Enel Goiás, disse que o plano será apresentado dentro do prazo solicitado e que apresentou à Aneel as melhorais que têm sido implementadas na rede de distribuição em todo o estado.

A companhia acrescentou que mais do que dobrou os investimentos na região, para R$ 800 milhões ao ano desde 2017, contra cerca de R$ 300 milhões anuais aportados em 2015 e 2016 pela Celg-D estatal.

Segundo a Enel, os índices de qualidade da distribuição de energia em Goiás "já apresentam melhorias" desde que ela assumiu a gestão.

A companhia disse que a duração média das interrupções no serviço foi reduzida em cerca de 6 horas em dezembro ante mesmo mês de 2017, chegando ao melhor índice desde 2011, enquanto a frequência das interrupções teve em 2018 o menor nível da história da elétrica goiana.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.