Descrição de chapéu Agora

Às vésperas de reforma, pedidos de benefício ao INSS crescem 28,7%

No primeiro mês deste ano, 234.595 segurados solicitaram o benefício

Cristiane Gercina
São Paulo

Os pedidos de aposentadoria feitos ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aumentaram quase 30% em janeiro deste ano na comparação com o mesmo período de 2018, segundo dados do instituto.

No primeiro mês deste ano, 234.595 segurados solicitaram o benefício, ante 182.289 em janeiro de 2018.

O INSS não comenta os números, mas extraoficialmente as informações são que a corrida para se aposentar está ligada às discussões da reforma da Previdência.

"A gente conversa diretamente com as pessoas e há um medo muito grande com relação a essa reforma previdenciária", afirma o advogado Roberto de Carvalho Santos, presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários).

No entanto, para o especialista, não há motivos para pedir o benefício sem se planejar, principalmente nos casos de quem já atingiu os requisitos para ter a aposentadoria, pois, mesmo com a aprovação de novas regras, há o direito adquirido.

Além disso, segundo ele, quem tiver condições para se aposentar pelas regras antigas, mas tiver vantagem com as mudanças, pode optar pelo melhor benefício. "Os servidores do INSS são obrigados a calcular o melhor benefício possível."

Santos diz que a renda da aposentadoria é para toda a vida e, por isso, é preciso planejamento. "Mesmo que a pessoa não pare de trabalhar imediatamente, vai substituir a renda dela em algum momento." 

Agora

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.