Descrição de chapéu Balanços

Bolsa cai quase 1% e dólar avança sem notícias da Previdência e aversão a risco no exterior

Investidores aguardam novidades sobre negociações comerciais entre Estados Unidos e China

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Bolsa brasileira recuou quase 1% nesta segunda-feira, reflexo da falta de notícias sobre a reforma da Previdência e aversão a risco no exterior, enquanto investidores aguardam negociações que podem encerrar a guerra comercial entre Estados Unidos e China. O dólar avançou, em linha com o exterior.

O Ibovespa, principal índice acionário do país, perdeu 0,97% e fechou a 94.412 pontos. O giro financeiro foi de R$ 12,5 bilhões, abaixo da média do ano.

O índice foi pressionado pela queda dos papéis com maior peso na Bolsa, como Petrobras bancos.

A Vale cedeu 2,64%, ainda na esteira do impacto da tragédia de Brumadinho sobre a companhia e mesmo com a alta de mais de 7% nos preços do minério de ferro. Desde o rompimento da barragem, a matéria-prima se valorizou mais de 35%.

No exterior, as Bolsas europeias avançaram, mas as americanas oscilavam pouco, reflexo da expectativa de investidores sobre nova rodada de negociações entre americanos e chineses.

"O assunto da guerra comercial entre EUA e China ainda está longe de acabar, de chegar a um acordo e isso traz um pouco mais de volatilidade para o mercado, o que faz com que investidores tentem fugir do risco", disse gerente de tesouraria do Travelex Bank, Felipe Pellegrini.

A moeda americana avançou 0,80%, a R$ 3,7630. No exterior, de 24 divisas emergentes, 22 perderam valor para o dólar nesta segunda.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.