Descrição de chapéu Governo Bolsonaro Previdência

Governo vai endurecer regras de cobrança para dívidas previdenciárias, diz secretário

Rogério Marinho disse que governo quer reduzir deficit da Previdência não só pela reforma, mas também com combate à fraude

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília


O governo federal vai apresentar até quinta-feira (21) um projeto para endurecer a cobrança de dívidas previdenciárias.

A informação foi dada pelo secretário especial da Previdência, Rogério Marinho, no Congresso, onde foi entregue a proposta da reforma da Previdência. 

Os detalhes da proposta estão sendo anunciados pela equipe econômica em Brasília nesta quarta-feira (20). Acompanhe no live. 

"Estamos apresentando entre hoje e amanhã uma proposta para endurecer a cobrança de dívidas previdenciárias a partir de R$ 15 milhões, são 4 mil devedores em todo o Brasil".

Marinho não deu mais detalhes sobre o projeto e lembrou que o governo pretende reduzir o deficit da Previdência, não só por meio da reforma, mas também no combate à fraude. 

Ele defendeu que o projeto entregue ao Congresso tem como objetivo reduzir desigualdades.

Para isso, o governo propôs um escalonamento da alíquota do INSS paga pelos contribuintes. Sem detalhar as faixas, Marinho disse que 70% dos que contribuem hoje para a Previdência Social terão redução no pagamento de 8% para 7,5%.

A ideia é elevar a alíquota para quem estiver na faixa salarial do teto do serviço público. Segundo ele, essas pessoas passarão a contribuir com a Previdência Social com 22%.

"Numa escala crescente, a exemplo do que é o Imposto de Renda", disse o secretário.

Ele falou que o projeto é uma necessidade para o país pois "determina que quem ganha mais vai contribuir com mais e que quem ganha menos vai contribuir com menos, é um processo de justiça para o conjunto da sociedade".

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.