Óleo vaza de plataforma da Petrobras na bacia de Campos

Incidente ocorre a 80 km da costa; empresa descarta risco de mancha chegar ao continente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília | Reuters

A Petrobras informou a ocorrência de um rompimento de mangote na plataforma P-58, durante operação de transferência de óleo para navio aliviador na madrugada deste sábado (23), causando o vazamento de óleo em um volume inicialmente estimado em 188 m³.

Segundo a companhia, o processo de transferência foi interrompido imediatamente.

P-58 ao partir do Rio Grande (RS) para a costa do Espírito Santo, em 2013; vazamento deste sábado (23) foi na plataforma
P-58 ao partir do Rio Grande (RS) para a costa do Espírito Santo, em 2013; vazamento deste sábado (23) foi na plataforma - Flávio Neves - 2.dez.13/Folhapress

“A plataforma está em condição segura. Não há vítimas nem impacto para a operação”, disse o comunicado à CVM (Companhia de Valores Mobiliários).

Essa plataforma está localizada no Parque das Baleias, na bacia de Campos, litoral sul do Espírito Santo, a cerca de 80 km da costa.

“Duas embarcações estão no local para contenção e recolhimento da mancha. As simulações iniciais indicam que não há risco de a mancha chegar à costa. Está sendo realizado sobrevoo com especialistas para avaliação da região”, disse a empresa.

“A Petrobras já comunicou a ocorrência aos órgãos reguladores competentes. Uma comissão está sendo formada para investigar as causas da ocorrência”, concluiu a companhia.

O Ibama divulgou comunicado em que afirma que 260 mil litros de óleo vazaram no mar e que seus analistas realizam vistoria na área em aeronaves com sensores para monitorar a mancha de óleo e acompanhar as ações de contenção.

No fim da tarde deste sábado, o trecho de maior concentração da principal mancha atingia 2,4 km de extensão por 0,55 km de largura, disse o Ibama. 

"A Petrobras enviou barcos para dispersão mecânica do óleo derramado. Segundo a empresa, o vazamento foi interrompido. Até o momento não há indicativo de que o óleo vá chegar às praias da região e não foram avistados animais atingidos", aponta o comunicado do órgão. 

Colaborou Lucas Vettorazzo
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.