Caminhoneiros fazem carreata na Linha Verde em Curitiba

Grupo de 40 caminhoneiros aderiram à manifestação, segundo a PRF

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um grupo de caminhoneiros fez uma carreata na Linha Verde, em Curitiba, na manhã deste sábado (30), em resposta ao pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (PSL) feito numa rede social.

De acordo com informações da PRF (Polícia Federal Rodoviária) do Paraná, a manifestação teve início às 11h30 e terminou por volta das 13h, com a adesão de aproximadamente 40 caminhoneiros.

A carreata ocupou a faixa direita da BR-476 e seguiu entre os km 142 e 122 da via, ainda de acordo com informações da PRF.

Plínio Dias, presidente do Sinditac-PR (Sindicato dos Transportadores Autônomos do Paraná), disse que por volta de 100 pessoas participaram da manifestação, em 30 caminhões e mais 15 carros.

Segundo Dias, outras cidades também devem ter mobilizações neste sábado. Uma delas seria também pela manhã na cidade de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, e a outra, às 15h em Três Pontas, em Minas Gerais.

 

Nas últimas semanas, representantes dos caminhoneiros se reuniram com integrantes do governo para formalizar suas queixas, e eles aguardavam o pronunciamento do presidente.

Na transmissão do Facebook, Bolsonaro falou diretamente aos caminhoneiros sobre a nova política de preços do diesel da Petrobras, o cartão-caminhoneiro e medidas contra o que chamou de indústria da multa. Ele também sinalizou que seriam feitos novos anúncios à categoria, sem dar mais detalhes. 

"Tínhamos um problema que o caminhoneiro reclamava, que ele fazia o frete entre Porto Alegre e Fortaleza, entre ida e volta é 10, 12 dias. Ele reclamava que muitas vezes pagava o frete na ida e na volta, em havendo recomposição do preço do diesel, parte, quase todo o seu frete era engolido pelo novo preço do diesel", disse o presidente. 

"O que que o governo federal, através do ministro Bento [Albuquerque], das Minas e Energia, também acertou junto à Petrobras? Que teremos, no máximo daqui a 90 dias, o cartão-caminhoneiro."

O presidente ainda destacou: "Caminhoneiros, parabéns a vocês. E, com certeza, novas medidas serão adotadas semana que vem.”

O anúncio de Bolsonaro, no entanto, aumentou ainda mais a insatisfação dos caminhoneiros, que reivindicam o cumprimento da tabela de fretes mínimos e um prazo mínimo de 30 dias para reajuste dos preços do diesel.

Eles disseram aguardar até a noite de sexta (29) para que o presidente fizesse novo posicionamento com informações que atendessem aos pedidos da categoria.

No mesmo dia, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, publicou no Twitter um vídeo no qual Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, falam da intenção do governo de melhorar as condições das estradas e intensificar a fiscalização do piso do frete. Eles não comentaram a reivindicação do prazo mínimo de 30 dias para reajuste do diesel.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.