Festival reúne 515 cervejarias e 3.115 rótulos até este sábado em Blumenau

Pela 1ª vez, as cervejarias foram separadas pelo tamanho no campeonato

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Blumenau (SC)

Mais uma vez Blumenau é invadida pelas melhores cervejas do país, na sétima edição do Festival Brasileiro da Cerveja, que acontece até este sábado (16) na Vila Germânica —mesmo palco da tradicional Oktoberfest.

Mas, antes do festival, aberto ao público, vem o concurso. E é ali que são definidas as melhores cervejarias e estilos produzidos no país. Os números são grandiosos: 515 cervejarias de 20 estados inscreveram 3.115 rótulos de 156 estilos e subestilos diferentes (sim, têm isso tudo mesmo).

Porém a novidade mesmo veio na divulgação do resultado. Pela primeira vez, as cervejarias foram separadas pelo tamanho (pequeno, médio e grande porte). Assim, a Cathedral —surpreendente campeã do ano passado— ficou com o bicampeonato, mas agora na categoria médio porte (10.001 a 100 mil litros).

Cerveja Meio-Tento, da paranaense Cathedral
Cerveja Meio-Tento, da paranaense Cathedral - Divulgação

Entre as que produzem mais de 100 mil litros (grande porte), o título inédito ficou com a Backer, marca mineira que pode ser encontrada facilmente em empórios e supermercados que investem em rótulos artesanais, principalmente com a série Três Lobos.

Já entre as pequenas cervejarias, com produção mensal até 10 mil litros, a vencedora foi a Suricato Ales, de Porto Alegre, que levou a Blumenau receitas inventivas e ganhou duas medalhas entre as double india pale ale: bronze para Superego e ouro para Meu Ego Eh Muito Maior que o Teu —os nomes, apesar de engraçadinhos, não estavam sendo avaliados pelos jurados, que fazem degustação cega.

Se a eleição fosse como no passado, a paranaense Cathedral, de Maringá, seria a única campeã, com 13 medalhas no total, incluindo uma prata para a strong pale ale Hora Extra e uma ouro para a dunkel Thelma Zora, entre outras.

Ao contrário de muitas cervejarias que também montam estandes no festival, a Cathedral só participou do concurso. "Quer tomar a melhor cerveja do Brasil? Então vem para Maringá", brinca o sócio-proprietário Daniel Chaves. Para ele, os títulos aumentam a representatividade e o orgulho da marca na própria cidade.

Com capacidade de 10 mil a 15 mil litros por mês, a principal preocupação de Chaves é atender a região. "Somos uma cervejaria local. Após o primeiro título, inauguramos o Cathedral Sports Bar. Na semana passada, inauguramos também uma hamburgueria. Com isso, a produção aumentou."

Para os geeks cervejeiros de São Paulo, Chaves diz que estudam uma distribuição exclusivamente para a região metropolitana. 

O jornalista viajou a convite do Festival Brasileiro da Cerveja

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