Descrição de chapéu Tragédia em Brumadinho

Tragédia em Brumadinho pode impactar até 18% das vendas de minério da Vale em 2019

Atualmente aproximadamente 93 milhões de toneladas por ano estão suspensas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Rio de Janeiro

A mineradora Vale poderá deixar de vender até 18% menos de toneladas de minério de ferro em 2019, como consequência dos cortes de produção relacionados ao desastre de Brumadinho (MG), em 25 de janeiro, disse o diretor financeiro da empresa, Luciano Siani, em teleconferência com analistas e investidores nesta quinta-feira (28).

Esse percentual seria o equivalente a 75 milhões de toneladas por ano a menos. Em um cenário mais otimista, o impacto nas vendas da companhia seria de 50 milhões de toneladas ao ano, de acordo com Siani.

Antes do rompimento, a companhia previa produzir 400 milhões de toneladas em 2019, das quais 382 milhões seriam vendidas, segundo o executivo, que ressaltou que projeções de vendas normalmente não são divulgadas.

Essa paralisação de 93 milhões de toneladas está relacionada a suspensão de 40 milhões de toneladas em Feijão, Fábrica e Vargem Grande, 30 milhões em Brucutu, 13 milhões em Timbopeba, e 10 milhões em Alegria.

Dessas, Brucutu é que deve retornar a produção em prazo mais curto, segundo Siani. Timbopeba também deve retomar, mas em um prazo mais longo. Sobre Alegria ainda não há informações porque, segundo Sioni, as estruturas estão sendo avaliadas. Já o complexo de Vargem Grande, a retomada deve ser pequena e "em um horizonte ainda muito incerto".

Siani detalhou que a oferta de "Brazilian Blend Fines", uma mistura de diferentes minérios da empresa que eleva a sua qualidade, será priorizada e mantida estável, enquanto os volumes contratuais de Carajás serão garantidos.

Por outro lado, volumes excedentes do minério de ferro de alta qualidade de Carajás, que seriam ofertados no mercado à vista, serão consumidos em misturas, informou.

"A produção a seco dos demais complexos deve ser blendada com Carajás excedente que nós tínhamos nesse ano, que nós íamos praticamente vender no 'spot', buscar outros mercados. Esse Carajás excedente vai absorver a produção de pior qualidade para montar o 'blend'", afirmou.

"Na prática, o que vamos ter é menos Carajás livre e uma oferta constante de Brazilian Blend; e menos produtos de nicho e também obviamente decréscimo do volume de pelotas."

Balanço

A Vale fechou 2018 com lucro líquido de R$ 25,6 bilhões, alta de 45,5% com relação ao registrado no ano anterior. Divulgado com uma fita preta de luto impressa na capa, o balanço da companhia não trouxe ainda impactos da tragédia de Brumadinho (MG), que ocorreu no dia 25 de janeiro.

A companhia diz que os impactos serão contabilizados no primeiro trimestre de 2019. Até o momento, autoridades contabilizam 216 mortos e 89 desaparecidos. Com maiores restrições de segurança, minas com capacidade para produzir 92,8 milhões de toneladas por ano estão fora de operação.

"A Vale ainda está avaliando os passivos potenciais que podem surgir da ruptura da Barragem I. Devido ao estágio preliminar das diversas alegações e contingências, não é possível determinar um conjunto de resultados ou estimativas confiáveis da exposição potencial", diz a empresa, no relatório.

"Os custos incorridos até o momento são principalmente relacionados a doações, indenizações iniciais, assistência humanitária, equipamentos, consultores jurídicos, entre outros", completa.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.