Conselho da Vale confirma Eduardo Bartolomeo como novo diretor-presidente

Executivo substitui Fabio Schvartsman, que estava à frente da companhia quando ocorreu o rompimento de barragem em Brumadinho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

 A Vale anunciou na noite da segunda-feira (29) que seu conselho de administração confirmou o executivo Eduardo Bartolomeo como novo diretor-presidente da mineradora.

Bartolomeo substitui Fabio Schvartsman, que estava à frente da companhia, a maior produtora de minério de ferro do mundo, quando ocorreu o rompimento de uma barragem de rejeitos em Brumadinho (MG), causando a morte e o desaparecimento de centenas de pessoas.

"Assumo o compromisso de liderar a Vale no momento mais desafiador da sua história. Vamos trabalhar incansavelmente para garantir a segurança das pessoas e das operações da empresa. Jamais esqueceremos Brumadinho e não mediremos esforços para atenuar o sofrimento e reparar as perdas das comunidades impactadas", afirmou o novo diretor-presidente, em nota.

Novo diretor-presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo
Novo diretor-presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo - Alyssa Ringler/Divulgação

Com experiência de 10 anos na Vale, em diversos cargos, Bartolomeo já trabalhou na Ambev entre 1994 e 2003, tendo exercido funções executivas, sendo a última como diretor de operações. Possui também experiência como diretor-presidente e conselheiro em outras empresas.

De acordo com a Vale, Bartolomeo foi eleito pelo conselho a partir de uma lista preparada pela empresa internacional de seleção de executivos Spencer Stuart, em conformidade com a governança da companhia.

Ainda segundo a mineradora, Fabio Schvartsman permanece na Vale como diretor executivo estatutário, porém em situação de afastamento, conforme anunciado em março.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.