Cotação do setor de pagamentos cai nas Bolsas após Rede acirrar competição

Papéis de empresas recuam com estratégia agressiva de concorrente

São Paulo | Reuters

Ações de empresas de meios de pagamentos tiveram forte recuo nesta quinta-feira (18), após a Rede, do Itaú Unibanco, acirrar o ambiente de competição no setor no país. 

Papéis da Cielo recuaram 7,3%, a R$ 8,25, maior queda da B3, Bolsa de São Paulo. Na Bolsa de Nova York, Stone caiu 23,7%, a US$ 26,50. PagSeguro recuou 9,76%, a US$ 25,30.

As ações da companhia de software para o varejo Linx, que no ano passado lançou uma subcredenciadora de cartões, recuam 12,36%, a R$ 31,20. No pior momento, os papéis foram negociados a R$ 28,69 reais.

imagem mostra aplicativo de celular, máquina pequena e máquina tradicional
Máquinas de cartão de crédito e débito da Rede, empresa do Itaú - Divulgação

A Rede decidiu zerar a taxa para antecipar recebíveis de lojistas que receberem pagamentos de compras com cartão de crédito à vista em terminais da empresa. Também reduziu o prazo em que os lojistas receberão os valores depositados para dois dias.

 "A notícia é negativa para todos os adquirentes listados, Cielo, Stone e Pagseguro, em diferentes magnitudes, já que devem reagir ao movimento agressivo da Rede", destacou a equipe da XP Investimento em relatório a clientes.

De acordo com cálculos dos analistas, assumindo que as transações à vista representem de 30% a 40% do volume total de crédito, a Cielo poderia ter seu lucro líquido de 2019 reduzido em 10 a 20%.

No caso da Stone, eles avaliam que deve ser mais impactada, uma vez que a empresa atua principalmente no mercado de pequenas e médias empresas e possui maior exposição relativa ao pré-pagamento em seus resultados. 

"A iniciativa da Rede, apesar de agressiva, faz parte do processo de corte de preços pelo qual a indústria vem passando nos últimos seis meses. Continuamos cautelosos com a Cielo e os adquirentes puros em geral, uma vez que os grandes bancos têm espaço significativo para abrir mão de receita nesse segmento a fim de reter e atrair clientes PMEs para sua base", disseram os analistas da XP.

 
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