Descrição de chapéu Arena do Marketing

Na publicidade, mulheres sofrem mais assédio e chegam menos a cargos de poder

Para publicitária da F.biz, mercado de trabalho evoluiu, mas está longe do ideal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Embora cada vez mais presentes no mercado publicitário, as mulheres não estão em pé de igualdade com os homens em cargos de poder e sofrem constantemente com assédio sexual e moral no ambiente de trabalho.

A afirmação é da vice-presidente de planejamento da agência de comunicação F.biz, Renata d'Ávila, que participou do Arena do Marketing. O programa, promovido pela Folha em parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), transmite mensalmente entrevistas com profissionais do marketing e da publicidade. A mediadora foi a jornalista da Folha Laura Mattos.

​D'Ávila foi uma das organizadoras, em 2017, de uma pesquisa sobre assédio em agências de publicidade na região metropolitana de São Paulo. O resultado mostrou que 51% das mulheres que trabalham na área já sofreram assédio sexual na empresa —entre os homens, essa porcentagem é de 9%.

“Não tem nada ali que as pessoas não soubessem, mas os números são impressionantes”, disse a publicitária. No total, 1.400 pessoas participaram da pesquisa, entre homens e mulheres.

Após a publicação, a organização liderou um esforço de conscientização na área, apresentando a pesquisa em 65 agências de São Paulo. Segundo d'Ávila, o problema pode afetar inclusive a produtividade da empresa.

“Como se tem produtividade e criatividade em um ambiente hostil? Você vai sempre trabalhar melhor em um local de trabalho positivo”, afirmou.

A publicitária também criticou a falta de mulheres em cargos de liderança. “Que ambiente na nossa sociedade não é masculino? Temos evoluído, tem muita mulher em todo lugar, mas quando você fala de estrutura de poder, a gente sabe que esses números não são equilibrados”, disse.

D'Ávila afirmou que o ambiente onde essa disparidade pode ser mais sentida na publicidade é o da criação, atividade comumente associada a homens.

Para Diego Antonio de Oliveira, professor do curso de publicidade e propaganda da ESPM, há esperança nas novas gerações. “Os jovens não acreditam em rótulos. É bonito como discutem assuntos como esses de maneira muito leve”, afirmou, durante o Arena do Marketing.

O professor da ESPM Diego Antonio de Oliveira (esq.), a publicitária Renata D'Ávila e a jornalista da Folha Laura Mattos, no programa Arena do Marketing
O professor da ESPM Diego Antonio de Oliveira (esq.), a publicitária Renata D'Ávila e a jornalista da Folha Laura Mattos, no programa Arena do Marketing - Leonardo Neiva/Folha

CRIANDO UMA ESTRATÉGIA

Além do tema de gênero, os participantes discutiram a criação de estratégias de publicidade na realidade contemporânea. D'Ávila e Oliveira frisaram a importância de saber desenvolver histórias efetivas, mais do que simplesmente estar presente em vários canais de comunicação.

“Será que, como marca, eu tenho que levantar uma bandeira porque a outra levantou? É preciso entender a essência da marca e a realidade daquele momento para criar uma estratégia”, disse Oliveira.

Para d'Ávila, hoje não é mais possível pensar em prazos muito longos na criação de estratégias. O desafio, segundo ela, é dosar o longo prazo de outros tempos com o imediatismo trazido pela internet, sabendo ajustar e redefinir o planejamento constantemente.

Nessa realidade, o uso de dados e pesquisas sobre o público consumidor é importante, mas não basta. “Não é sobre o número, é o olhar analítico. O dado não decide nada, quem decide é você e a análise que você faz”, afirmou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.