Nissan destitui Ghosn do conselho de administração da montadora

O atual presidente da Renault, Jean-Dominique Senard, deve assumir o cargo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio | Reuters

​Os acionistas da Nissan decidiram destituir o ex-presidente Carlos Ghosn do conselho de administração da montadora, cortando os seus últimos laços com a empresa.

A decisão foi tomada após votação realizada em uma reunião de emergência nesta segunda-feira (8).

Na reunião, também foi destituído Greg Kelly, ex-diretor próximo a Ghosn, e nomeado o atual presidente da Renault, Jean-Dominique Senard, como membro do conselho de administração da Nissan.

O desligamento acontece após um tribunal de Tóquio aprovar na sexta-feira (5) pedido de promotores para deter Carlos Ghosn por dez dias para interrogatórios.

O ex-chefe da montadora japonesa está preso desde quinta-feira (4) por acusações de má conduta financeira. Ghosn foi preso pela quarta vez. Ele é suspeito de tentar se enriquecer com uma quantia de US$ 5 milhões às custas da Nissan.

O escândalo envolvendo Ghosn abalou a indústria automobilística global e desgastou os laços entre a Nissan e sua parceira global Renault. Também colocou um foco sobre o sistema judicial do Japão.

A prisão de quinta-feira (4) aconteceu 30 dias depois que Ghosn foi libertado com fiança de US$ 9 milhões de um centro de detenção de Tóquio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.