Tribunal de Tóquio aprova detenção de dez dias para Ghosn

Promotores prenderam o executivo por suspeita de enriquecimento às custas da Nissan

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tóquio | Reuters

Um tribunal de Tóquio aprovou nesta sexta-feira (5) pedido de promotores para deter Carlos Ghosn por dez dias para interrogatórios posteriores, rejeitando recurso do advogado do ex-presidente da Nissan para libertá-lo enquanto ele enfrenta acusações de má conduta financeira.

O Tribunal Distrital de Tóquio disse que aprovou o pedido dos promotores para deter Ghosn até 14 de abril. A decisão era amplamente esperada depois que os promotores prenderam Ghosn pela quarta vez em seu apartamento em Tóquio na quinta-feira.

Promotores prenderam Ghosn por suspeita de que o ex-chefe da Nissan e Renault tenha tentado se enriquecer com uma quantia de US$ 5 milhões às custas da Nissan.

Em um comunicado na quinta-feira, Ghosn disse que ele era inocente das "acusações infundadas" contra ele. O ex-executivo também chamou a mais recente detenção de uma tentativa de silenciá-lo.

O escândalo envolvendo Ghosn abalou a indústria automobilística global e desgastou os laços entre a Nissan e sua parceira global Renault. Também colocou um foco sobre o sistema judicial do Japão.

A prisão de quinta-feira aconteceu 30 dias depois que Ghosn foi libertado com fiança de US$ 9 milhões de um centro de detenção de Tóquio. Especialistas legais caracterizaram a mudança como algo raro para alguém que já foi libertado sob fiança.

Segundo a lei japonesa, os procuradores podem solicitar uma prorrogação de mais dez dias de detenção antes de apresentar acusações formais contra suspeitos ou deixá-los ir.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.