Bolsa de NY suspende papéis da Braskem por atraso de formulário

Na semana passada, executivos da companhia já tinham alertado que empresa talvez não entregasse documento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

A Braskem afirmou nesta segunda-feira (13) que não vai conseguir entregar no prazo o formulário 20-F de 2017 com informações da petroquímica ao regulador do mercado americano e por isso suas ações negociadas na Bolsa de Nova York foram suspensas e serão deslistadas.

Na semana passada, durante teleconferência de resultados de primeiro trimestre, executivos da companhia já tinham alertado que a empresa talvez não conseguisse entregar o formulário no prazo de 16 de maio.

Fábrica de cloro da Braskem, no bairro de Pontal da Barra, em Maceió (AL)
Fábrica de cloro da Braskem, no bairro de Pontal da Barra, em Maceió (AL) - Pablo de Luca/Folhapress

O 20-F é um relatório com informações detalhadas e que deve ser entregue anualmente por todas as empresas com papéis negóciados em bolsas de valores dos EUA. A empresa vinha atrasando a entrega do documento desde o início do ano passado.

A Braskem afirmou em comunicado ao mercado que espera que suas ADSs estejam disponíveis o quanto antes para negociação no mercado de balcão organizado (OTC) nos Estados Unidos.

Segundo a companhia, controlada por Odebrecht e Petrobras e que está em processo de venda para a europeia LyondellBasell, a empresa ainda está trabalhando em informações sobre verificação de controles internos, afirmando que os dados sobre seu desempenho financeiro, já entregues no Brasil, estão corretos.

A Braskem afirmou que a deslistagem está sujeita a recurso e na semana passada executivos da companhia disseram que a empresa recorreria para suspender o processo, algo que pode levar meses. Se a empresa conseguir nesse processo de apelação encaminhar o formulário de 2017, o retorno da listagem dos papéis seria automático, afirmaram executivos da empresa na semana passada.

As ações da Braskem na B3 exibiam queda de 4,7% às 12h49, a R$ 38,29. Nos EUA, a ADSs caíam 2,8%, a US$ 19,71, quando tiveram as negociações suspensas.

Segundo a empresa, donos de ADSs poderão pedir a conversão dos papéis em ações preferenciais durante o período de suspensão. A troca será na proporção de duas ações por ADS.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.