Caixa vai lançar crédito imobiliário corrigido pelo IPCA

Presidente do banco diz esperar gerar carteira de crédito imobiliário de R$ 10 bi

Danielle Brant
Brasília

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou nesta segunda-feira (21) uma linha de crédito imobiliário que vai emprestar a IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) mais juros de 4%,

A nova linha é mais vantajosa ao banco do que os empréstimos feitos a TR (Taxa Referencial, hoje zerada) mais 4,5% ao mês. O funding do banco público serão os recursos do SBPE, sistema da poupança.

O IPCA no mês de abril avançou 0,57%, acumulando 4,94% em 12 meses, segundo dados do IBGE.

“Se você quiser securitizar uma carteira de crédito, o mercado não compra com a TR. Então se eu fizer IPCA mais alguma coisa, eu consigo vender”, afirmou. “É bom para a Caixa, o banco do Excel [programa de planilhas no computador]. A gente ganha dinheiro, e a gente ajuda a reativar a economia.”

Com essa mudança, Guimarães espera gerar uma carteira de crédito imobiliário de R$ 10 bilhões, com 46 mil imóveis que beneficiariam até 400 mil pessoas.

Maior concessor de crédito imobiliário do país, a Caixa usa a TR como referência e a tabela SAC na maioria dos empréstimos para o público da classe média. Em geral, esse conjunto resulta em taxas de juros um pouco menores para o tomador.

0
Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães - Adriano Machado/Reuters

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.