Com melhora no nível de chuvas, conta de luz fica mais barata em junho

Bandeira tarifária para o mês será verde, anuncia Aneel

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta sexta-feira que a bandeira tarifária na conta de luz para junho será verde, ou seja, sem imposição de custos adicionais aos consumidores.

Segundo nota do órgão, a previsão hidrológica além do esperado gera tendência de vazões acima da média histórica para o período, geralmente marcado como estação de seca nas bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional.

De acordo com a Aneel, as chuvas possibilitarão manutenção dos níveis dos principais reservatórios das hidrelétricas próximos à referência atual.

O anúncio vem em consonância com estimativa divulgada mais cedo pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), que previu boas chuvas para as hidrelétricas das regiões Sul, Sudeste e Norte no período.

Por outro lado, a bandeira verde estipulada para junho surpreende alguns especialistas do mercado, que previam que o sistema poderia vir com bandeira vermelha (com cobrança adicional na conta), antes da divulgação das previsões de chuvas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.