Descrição de chapéu The Wall Street Journal

EUA preparam investigação antitruste contra o Google, diz jornal

Justiça deve apurar práticas anticoncorrenciais no sistema de busca e outros negócios

Washington | The Wall Street Journal

O Departamento de Justiça dos EUA prepara uma investigação antitruste sobre a Alphabet, controladora do Google, relativa ao sistema de buscas e outros negócios da empresa, segundo disseram ao The Wall Street Journal pessoas familiarizadas com o assunto.

O movimento ocorre depois de o Departamento de Justiça chegar a um acordo com a FTC (Federal Trade Commission, órgão de defesa do consumidor dos EUA) sobre quem supervisionaria investigações de medidas anticoncorrenciais sobre gigantes da tecnologia. A FTC concordou em ceder jurisdição sobre o Google, de acordo com as fontes ouvidas pelo jornal.

Um porta-voz da FTC se recusou a comentar o assunto. Autoridades do Departamento de Justiça e o Google não se pronunciaram. 

Uma investigação do Departamento de Justiça sobre o Google —e potencialmente sobre outros gigantes da tecnologia— ocorreria em um momento em que grandes empresas da internet já estão sob escrutínio em outras partes do mundo.

O próprio Google já foi alvo de multas bilionárias na União Europeia. O Facebook enfrenta acusações relacionadas à influência da Rússia na eleição de Donald Trump, além de questões relacionadas à publicidade.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.